Portal da Cidade Paranavaí

Nesta quinta-feira

Temporal derruba árvores e deixa mais de 5 mil imóveis sem energia em Paranavaí

Pelo menos nove árvores caíram e muitos galhos ficaram espalhados pelas ruas. O Centro de Eventos de Paranavaí teve vidros quebrados.

Publicado em 02/12/2022 às 10:38
Atualizado em

A chuva intensa e, principalmente, os ventos fortes provocaram a queda de várias árvores. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí)

O temporal que atingiu Paranavaí na noite desta quinta-feira (1º) causou estragos em vários pontos da cidade. A chuva intensa e, principalmente, os ventos fortes provocaram a queda de várias árvores, destelhamentos e deixaram mais de cinco mil imóveis sem energia elétrica.

De acordo com a Prefeitura de Paranavaí, assim que a chuva cessou, equipes da Defesa Civil e de várias secretarias iniciaram o levantamento dos pontos críticos por toda a cidade. Inicialmente, foram identificados alguns pontos críticos que estão sendo tratados como prioritários. Apesar dos estragos, até o momento, não houve nenhum registro de pessoas feridas, bem como não há conhecimento de casos de deslizamentos. Na Ouvidoria Municipal, já há protocolos abertos por destelhamento, conforme a administração.


LEIA TAMBÉM

Simepar prevê mais de 30 milímetros de chuvas para primeiros dias de dezembro


O município identificou nove árvores caídas e muitos galhos espalhados pelas ruas. O Centro de Eventos de Paranavaí teve vidros quebrados. Nos equipamentos culturais, foram detectados prejuízos na sede da Fundação Cultural, Biblioteca Municipal e Casa da Cultura.



Já no Paço Municipal, uma equipe de engenheiros está fazendo uma inspeção para verificar possíveis estragos. Durante a chuva, houve a queda de parte do teto sobre uma das viaturas da Ditran, que ficou danificada. Parte da decoração de natal da Praça Portugal também foi afetada.


Segundo informou a Copel, durante o temporal, um circuito que atende cerca de cinco mil domicílios chegou a ter o fornecimento interrompido. Contudo, conforme a empresa, o serviço foi regularizado para a maior parte das unidades ainda no início da madrugada desta sexta-feira (2).

Nesta manhã, 160 imóveis da cidade continuavam sem luz. “Dois casos de árvores sobre a rede na região central demandam serviços mais complexos de manutenção, um deles com cabos rompidos na Avenida Euclides da Cunha, outro com um poste quebrado e fiação rompida na Rua Felipe dos Santos”, detalha a Copel.

O Corpo de Bombeiros explicou que a árvore caída na Rua Felipe dos Santos, no Jardim São Jorge, acabou interditando a via. As equipes precisaram do apoio da Copel para interromper o fornecimento de energia e, então, conseguir fazer o corte da árvore.

A Prefeitura de Paranavaí reforça que casos de pessoas desalojadas ou desabrigadas por causa das chuvas devem ser registrados por meio de protocolo na Ouvidoria Municipal. O telefone é o 156, durante o horário comercial.

Em situações de urgência ou fora do horário comercial, os protocolos devem ser feitos por meio da Guarda Municipal, pelo telefone 153. Em casos de risco de desabamento ou situações de urgência, a população deve acionar diretamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Já a falta de luz pode ser comunicada pelo site da Copel, aplicativo para celulares ou pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Sem internet, é possível também mandar um SMS para 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, destacada no cabeçalho da conta de luz.

Fonte:

Deixe seu comentário