Portal da Cidade Paranavaí

Boa Ação

Supermercado de Paranavaí doa frutas e verduras para alimentar animais do Bosque

Cerca de 200 quilos de alimentos, por dia, são oferecidos três vezes por semana aos bichos

Publicado em 01/06/2018 às 01:24
Atualizado em

São doadas todos os tipos de frutas, exceto as cítricas, e a maior parte é consumida pelos macacos. (Foto: Reprodução/ Semam)

Além das frutas, a Secretaria de Meio Ambiente fornece ração, para suplementação da alimentação dos animais (Foto: Reprodução/ Semam)

Alimentos que estão em condições de consumo, mas não servem mais para a venda, são separados e encaminhados para os animais do bosque. (Foto: Reprodução/ Semam)

Eloíse Fernandes

Uma parceria entre a prefeitura e um supermercado de Paranavaí tem disponibilizado, três vezes por semana, cerca de 200 quilos de frutas, verduras e legumes, por dia, para os animais do Bosque Municipal. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, que teve a ideia do projeto, os habitantes do local estão recebendo os alimentos desde o ano passado.

“As frutas, legumes e verduras são servidas para macacos, quatis, pássaros e tatus. Além disso, a Secretaria fornece, diariamente, ração para suplementação da alimentação dos animais”, ressalta a Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo o encarregado do setor de Hortifruti do supermercado, Marcelo da Silva Pereira, que separa as frutas para os animais, são doadas todos os tipos de frutas, exceto as cítricas. Os alimentos são consumidos em maior parte pelos macacos. Já os quatis, saboreiam os legumes e verduras, como cenoura e chuchu. “Esses produtos estão em condições de consumo, mas não servem mais para a venda. São bananas que caem da penca, frutas que maduram rápido demais ou estão danificadas”, explica.

Segundo o encarregado do supermercado, que fica no Jardim Ouro Branco, os alimentos são doados às segundas, quartas e sextas-feiras, mas nos demais dias da semana, sempre que possível, o mercado também contribui com a alimentação dos animais. “Esta semana tivemos um caminhão de banana que ficou parado por vários dias no bloqueio dos caminhoneiros e quando chegou, as frutas já estavam bastante maduras. Nós ligamos para a Secretaria de Meio Ambiente e eles vieram buscar quase 800 quilos de bananas para os macacos”, conta.

A Secretaria de Meio Ambiente informou também que, como está recebendo bastantes doações do mercado, adquiriu recentemente um freezer para armazenar os alimentos, mantê-los refrigerados e ir servindo aos poucos para os bichos.

Segundo o encarregado, essa parceria é uma vantagem para os animais e para o supermercado, pois antes de doar os alimentos para o bosque, tudo o que não servia mais para a venda era depositado em tambores, que ficavam superlotados. Depois, todo o material era recolhido por uma empresa terceirizada que encaminhava para produção de adubo e ração. Com o projeto, reduziu-se bastante a quantidade de alimentos descartada e ainda é possível contribuir com a alimentação dos animais.

Outros supermercados que queiram participar da parceria podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, que fica anexa ao Bosque Municipal, pelo telefone: (44) 3902-1145. Além disso, o município ressalta que qualquer pessoa pode ajudar,  mas os alimentos devem ser entregues à Secretaria, pois existem horários e locais específicos para  alimentar os animais dentro do bosque.

Fonte:

Deixe seu comentário