Portal da Cidade Paranavaí

Maus-tratos

Nos últimos dias, Spap recebeu mais de 40 filhotes abandonados em Paranavaí

O abrigo, que já estava superlotado, agora lida com mais esta situação delicada para tentar garantir o bem-estar desses animais, sujeitos à várias doenças

Publicado em 21/07/2021 às 22:17
Atualizado em

Dezenas de filhotes estão à espera de um lar na Sociedade Protetora dos Animais. (Foto: Divulgação/ Spap)

A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (Spap) recebeu nos últimos dias mais de 40 filhotes de cães, vítimas de abandono. As cadelas e os filhotes foram deixados ao relento, sem água nem comida, em estradas rurais e ruas de Paranavaí e resgatados após denúncias.

O abrigo, que já vive superlotado de animais à espera de um lar, agora lida com mais esta situação delicada para tentar garantir o bem-estar desses pequenos, que têm a saúde frágil e estão expostos à diversas doenças, muitas delas letais ou que deixam sequelas graves.


Leia também:

Tem roupas e calçados que não usa mais? Doe para o bazar do Grupo Apra


A veterinária da entidade, Quênia Boareto, explica que os filhotes levados para o obrigo, normalmente adoecem rapidamente, pois há muitas doenças virais infectocontagiosas, que são de rápido contágio.

"Por isso, pedimos a adoção com mais urgência, assim que eles chegam no abrigo, já sejam adotados rapidamente, para evitar esse contágio", ressalta Quênia.

Para tentar preservar a vida dos filhotes é necessário que sejam vacinados, porém, a entidade não tem recursos para imunizar todos. "Estamos pensando em fazer uma campanha de vacinação por apadrinhamento para conseguir vaciná-los e conseguir mantê-los no abrigo por mais tempo, diminuindo o risco deles adoecerem", diz.

Indignada com o número de casos de abandonos que vêm se repetindo em Paranavaí, a veterinária alerta que o abandono é crime, previsto na lei de maus-tratos e orienta como a comunidade pode denunciar um caso semelhante ou uma suspeita. 

"As vezes o vizinho vê que a cadela pariu e de repente os filhotes somem, é meio estranho isso, todos os filhotes sumirem de uma vez. É impossível, doar todos de uma vez e para uma pessoa só. Então, quem perceber isso, pode ligar no setor de zoonoses da prefeitura, de forma anônima e denunciar essa suspeita de abandono. Se houver a denúncia, quando recebermos esses animais no abrigo, talvez a gente consiga identificar quem é o dono", salienta.

Castração

Quênia também lembra da importância da castração para evitar que os animais se reproduzam de forma descontrolada. "Incentivamos a castração, porque isso é o que vai resolver esse problema de abandono dessa quantidade de animais em longo prazo."

A Spap oferece a possibilidade de castrações de cães e gatos a preço social, com valores reduzidos para famílias de baixa renda. Clique aqui e saiba mais!

Adoção

Interessados em adoção responsável, maiores de 18 anos, podem procurar a sede da Spap, no endereço: Avenida Heitor de Alencar Furtado, S/Nº, Chác 115 - Jardim São Jorge.

Telefone: (44) 3424-6202 

Telefones para denúncia

Denúncias de maus-tratos ou abandono de animais em Paranavaí, podem ser feitas para o departamento de zoonoses da Vigilância em Saúde, através do telefone 3902-1137, pelo 156 da ouvidoria municipal ou  pelo 153 da Guarda Municipal.


Fonte:

Deixe seu comentário