Portal da Cidade Paranavaí

Ferramenta

Site Consulta Cidadão facilita acesso aos dados do Cadastro Único

Através da ferramenta, famílias inscritas no CadÚnico podem visualizar um resumo das suas informações cadastrais

Publicado em 20/09/2018 às 23:27
Atualizado em

(Foto: Reprodução/ Site)

Pouca gente sabe, mas existe uma ferramenta on-line disponível onde qualquer cidadão pode consultar os dados do Cadastro Único para programas sociais. Através do Consulta Cidadão, as famílias inscritas no CadÚnico podem visualizar um resumo das suas informações cadastrais, como o Número de Identificação Social - NIS de cada um dos integrantes da família, além de verificar data de cadastramento, pendências e a renda informada. É possível também, ao final da consulta, imprimir as informações, que servem como comprovante de inscrição.

Atualmente, 11.051 famílias de Paranavaí fazem parte do Cadastro Único, que é utilizado por mais de 20 programas sociais como o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social da Água, Programa Minha Casa Minha Vida (faixa 1), Programa Leite das Crianças, Programa Mais Leite das Crianças, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda (INSS Donas de Casa), Telefone Popular, Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos, ID Jovem e outros.

Para verificar as informações cadastradas, basta acessar o Consulta Cidadão através deste link.

 

Cadastro Único - O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população. É também o principal instrumento para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas e benefícios sociais, das três esferas do governo.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou famílias com renda mensal total de até três salários mínimos.

Para se inscrever no CadÚnico ou atualizar as informações é necessário que o responsável pela família procure o CRAS mais próximo de sua residência para agendar um dia e hora para realizar a entrevista social de cadastramento. No dia da entrevista, o responsável pela família deverá ter em mãos um comprovante de residência, preferencialmente uma conta de luz, todos os documentos pessoais originais de todos os membros da família (certidão de nascimento ou casamento; RG; CPF; título de eleitor; carteira de trabalho, e os comprovantes de renda da família (holerite, extrato de aposentadoria, extrato de seguro-desemprego e extrato de recebimento de pensão).

 

A partir do momento em que a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar o cadastro sempre que houver mudança nas informações de sua família, ou no máximo, a cada dois anos caso não haja alterações nas informações da família.

  

Procure o CRAS mais próximo da sua casa para se inscrever no Cadastro Único:

 

CRAS Jardim Maringá

Rua Antônio Fachin, n 1051, Vila City

Telefone: (44) 3902-1052

  

CRAS Jardim São Jorge

Rua Jatobá, s/n (próximo ao Cemitério Parque), Jardim São Jorge

Telefone: (44) 3902-1027

  

CRAS Moema

Rua Albino Ferracini, n 1181, Jardim Simone

Telefone: (44) 3902-1162

  

CRAS Vila Operária

Rua João Graff Schreiber, n 55, Vila Operária

Telefone: (44) 3902-1053

 

CRAS Zona Leste

Avenida Tancredo Neves, n 4325, Jardim Guanabara

Telefone: (44) 3422-4575

  

Fonte:

Deixe seu comentário