Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Servidores se reúnem para discutir proposta de 1,56% de aumento

Assembleia será na noite da próxima quarta (18), na Aciap; de acordo com o Presidente do Sinserpar, a categoria está frustrada com a proposta do município

Publicado em 16/04/2018 às 02:31
Atualizado em

“Os servidores estão frustrados. Pedimos 7%, estávamos aberto à negociação, a contraproposta foi muito aquém da nossa pedida.", afirma o presidente do Sindicato dos Servidores, Gabriel dos Santos. (Foto: Assessoria de Imprensa )

Os servidores municipais de Paranavaí vão discutir, nesta quarta-feira (18), às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), a proposta de reajuste apresentada pela Administração Municipal, que é a variação do INPC entre abril de 2017 a março deste ano, que é de 1,56%. “Os servidores estão frustrados. Pedimos 7%, estávamos aberto à negociação, a contraproposta foi muito aquém da nossa pedida. Mas vamos cumprir com o nosso papel e levar o assunto para a Assembleia”, informou nesta segunda-feira o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar), Gabriel dos Santos Luiz. A data base dos servidores é 1º de maio.

Gabriel lamenta que a Administração Municipal tenha utilizado o argumento da concessão do anuênio e de avaliação para garantir aumento real. “Estes são benefícios pelo tempo e desempenho, não estão incorporados ao salário. O que pedimos foi 7% de aumento salarial”, esclarece o presidente do Sinserpar.

Em ofício endereçado ao Sindicato, assinado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) e pelo secretário municipal de Administração, Hugo Morgado Braga, o Governo Municipal diz que, apesar do desejo do gestor em valorizar financeiramente os servidores, tem entre as suas obrigações “gerir dentro de um cenário econômico e financeiro nem sempre favorável”.

Mas o que deixou o sindicalista indignado é que prefeito e secretário afirmam no documento que o Município está no limite de alerta com despesas com pessoal pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a mesma que pode promover sanções, caso o município atinja o limite prudencial. “Neste mesmo ofício, eles informam a realização de concurso público para 43 cargos. Ora, vão deixar de valorizar os funcionários já contratados e contratar mais profissionais para ganhar mal e trabalhar insatisfeito. Não dá para entender isso”, comentou Gabriel.

“Se continuar contratando, não vai ter aumento nunca. A máquina pública vai inchar. E há formas de economizar. Temos muitos cargos comissionados. Tem gente ganhando como chefe em equipe com somente mais duas pessoas. Tem servidor que ocupa cargo de diretor e tem ainda mais duas gratificações. Então tem outras medidas para economizar”, continuou o sindicalista, que acrescentou: “aumentaram os cargos comissionados e não diminuíram as secretarias. Assim não faz economia para valorizar os servidores.

MANIFESTAR INSATISFAÇÃO O presidente lembra que, em 2017, também só foi repassado a inflação do período, “mas era o primeiro ano da nova administração e acreditávamos que este ano viria coisa melhor. Mas até agora só ganhamos frustrações”, disse ele.

Por isso, ele vai levar para a assembleia de quarta-feira uma proposta de realizar no dia 28 deste mês, um sábado, no Paço Municipal uma manifestação pública. “Ainda que os servidores aceitem só o INPC, não podemos deixar de manifestar a nossa insatisfação, o nosso descontentamento. Nós esperávamos o reconhecimento, mas ele não veio”, lamenta Gabriel. Ele diz que vai marcar o protesto para um sábado, porque “não queremos que falem que estamos lutando por melhores salários na hora de expediente”.

Gabriel dos Santos está trabalhando na mobilização dos servidores. “Esperamos ter um grande número de servidores na Assembleia”, diz. Informa, ainda, que vai atuar também em outra frente: “os vereadores sempre disseram que podemos contar com eles. Então, vamos conversar com os vereadores e conclamar os servidores a acompanhar as votações do projeto de lei que concede aumento a categoria. É a nossa última esperança”, arrematou o presidente.

 

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário