Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Por falta de servidor, biblioteca da Unespar de Paranavaí está fechada

Direção da unidade diz que biblioteca ficará fechada por tempo indeterminado.

Publicado em 17/08/2018 às 00:56
Atualizado em

Campus tem seis agentes universitários responsáveis por toda a parte administrativa da instituição. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

G1 NORTE E NOROESTE - A biblioteca do campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Paranavaí, está fechada, por tempo indeterminado, por falta de bibliotecário.

O servidor que trabalhava na biblioteca assumirá as funções do secretário acadêmico do campus, ele pediu licença por 90 dias e depois desse período vai se aposentar. Não há previsão de quando um novo funcionário será indicado para trabalhar no local.

“Isso prejudica muito os nossos estudos, é extremamente desmotivador enquanto futuros professores e profissionais. Ninguém estuda sem livro”, diz a estudantes Vitória Vargas de Almeida.

Atualmente, há seis agentes universitários para cuidar de toda a parte administrativa do campus. Conforme a direção, para atender toda a demanda da unidade seriam necessários 32 técnicos administrativos. O campus tem 2.170 alunos e 192 professores.

Um bibliotecário foi selecionado em um concurso realizado há dois anos, realizou os exames necessários para assumir a vaga, mas, segundo a direção do campus, o governo do estado não publicou a nomeação. O processo seletivo prescreveu, o selecionado não foi admitido e nenhum servidor foi contratado para a vaga.

Por meio de nota, a direção do campus de Paranavaí informou que essa situação dificulta o funcionamento da universidade e que a falta de servidor foi comunicada à reitoria em setembro de 2017.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) informou que os pedidos realizados pelas universidades estaduais para a nomeação de servidores estão tramitando e aguardam parecer favorável do Comitê de Política Salarial.

A Seti esclarece em nota que, de 2011 a 2017, o governo contratou 178 servidores para a Unespar, sendo 130 docentes e 48 agentes universitários. A instituição ainda está aguardando a nomeação de 36 docentes e 21 agentes universitários.

Fonte:

Deixe seu comentário