Portal da Cidade Paranavaí

Palavra da Expert

Saiba o que é e como obter o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O PGRS é um documento técnico exigido para empresas que produzem resíduos; nele deve conter as formas de armazenamento e destinação adequada dos materiais

Publicado em 17/03/2021 às 22:33
Atualizado em

Equipe Pacto Ambiental Consultoria: Thiago Neves (Analista Ambiental), Débora Paiva (Diretora Executiva) e Natan Silva (Analista Ambiental). (Foto: Pacto Ambiental Consultoria)

|Conteúdo Patrocinado|

Desde 2010, com a aprovação da Lei Federal 12.305/2010, empresas geradoras de resíduos são obrigada a ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), um documento técnico exigido pelo órgão ambiental. Nele, o estabelecimento vai definir as formas de armazenamento e destinação dos materiais gerados pela empresa, garantindo destinação adequada e a preservação do meio ambiente.

O documento faz parte do licenciamento ambiental para atividades potencialmente poluidoras e é exigido pelas prefeituras de todo o Brasil para emissão de alvará de funcionamento, além disso, sem ele a empresa não consegue concorrer às licitações públicas, pois necessitam de uma carta de aprovação emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para serem consideradas aptas.


A Diretora Executiva da Pacto Ambiental Consultoria, Débora Paiva, empresa especializada em gestão e consultoria ambiental, em Paranavaí e região, explica que o PGRS é exigido para empresas geradoras de resíduos industriais, de serviços de saúde, de construção civil, de atividades agropecuárias, de resíduos perigosos e outros, produzidos em grande quantidade. Nesses casos, o empresário pode contar com a Pacto Ambiental para a emissão do documento.

Débora Paiva, Diretora Executiva da Pacto Ambiental Consultoria

Palavra da Expert

"Após o contato da empresa, vamos até lá, para fazer uma visita técnica e diagnosticar a realidade do local. A partir daí, elaboramos um documento que vai ter esse diagnóstico e a proposição das medidas a serem adotadas para resolver a questão dos resíduos sólidos."

Débora Paiva, Diretora Executiva da Pacto Ambiental Consultoria

 

Débora explica que depois disso, o documento é encaminhado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, sendo aprovado, a Pacto Ambiental Consultoria, que também conta com dois Analistas Ambientais, Natan Silva e Thiago Neves, realiza a implantação. "Dentro deste plano também temos o trabalho de educação ambiental, desenvolvido com uma equipe da empresa, para que aprendam a separar, armazenar e dar a destinação correta aos materiais", complementa.



Faça o seu PGRS com a Pacto Ambiental Consultoria. A empresa trabalha com Elaboração de projetos e consultoria ambiental para empresas e prefeituras de Paranavaí e região.

Telefone: (44) 3900-0550

WhatsApp: 44 98838-3191

Endereço: Rua Antônio José da Silva 1516, Jardim Aeroporto - Paranavaí.

E-mail: pactoambientalconsult@gmail.com

Saiba mais pelas redes sociais: Facebook e Instagram.




Fonte:

Deixe seu comentário