Portal da Cidade Paranavaí

Sindic. Rural

Reeleito, Pierin diz que desafio será fortalecer sistema de defesa do produtor

O presidente teme que, sem conscientização, o sistema de defesa dos produtores seja enfraquecido

Publicado em 21/10/2018 às 08:03

Ivo Pierin foi reeleito para mais um mandato de três anos (Foto: Divulgação ass. imp.)

Reeleito para mais um mandato de três anos, o presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, disse, após a divulgação do resultado do pleito, que o desafio agora é fortalecer a entidade buscando novas alternativas de renda para substituir a contribuição sindical, que deixou de ser compulsória. “Temos que encontrar mecanismos para não deixar que se perca o Sistema que foi construído ao longo dos anos, com técnicos treinados e preparados para defender os interesses dos produtores rurais”, disse ele.

A eleição no Sindicato aconteceu nesta sexta-feira (19) na sede da entidade. Mesmo sendo chapa única concorrendo, o estatuto determina que devem participar do pleito ao menos dois terços dos associados. Não comparecendo este número, deve ser marcada uma segunda votação. Eram necessários 134 votos para validar a eleição e compareceram às urnas 143 votantes, dos quais 139 votaram sim, três não e um anulou o voto. A votação foi da 8 às 17 horas e o escrutínio aconteceu em seguida,

Pierin antecipou que alguns dos novos serviços que poderão ser oferecidos aos produtores como forma de ampliar os benefícios aos associados e buscar alternativa de renda para a sustentação do Sindicato estão a produção de projetos de financiamentos agrícolas e a celebração de convênios com empresas para ofertar descontos aos sindicalizados.

O presidente reeleito reconheceu que ainda é grande o número de produtores que não estão filiados ao sindicato. Defendeu que o setor conheça o Sistema que defende seus interesses, formado pelos sindicatos rurais, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA). “Os produtores, de uma maneira geral, ainda não tiveram a percepção que o sistema é fundamental para a nossa categoria”, comenta Pierin.

Neste novo mandato, o presidente quer ampliar as formas de comunicação com os produtores rurais. “Temos que ir até eles, mostrar os benefícios que o Sistema oferece e convidá-lo a participar. O que mais me preocupa é que sem esta conscientização, o Sistema vai enfraquecer e só aí o produtor vai sentir sua falta”, adverte o líder rural.

Pierin diz que a não participação maciça dos produtores no Sindicato, além de enfraquecer economicamente a entidade ainda fragiliza a representação, especialmente a nível local. “Os candidatos a prefeito e vereador colocam a agricultura como prioridade, mas depois ficamos marginalizados, porque não atuamos organizadamente. Alguns vão aos prefeitos e vereadores pedir uma melhoria numa estrada rural, por exemplo. Mas não é uma ação articulada. E quem perde somos nós mesmos”, avalia ele.

RESERVA INDÍGENA - Felizmente, diz Ivo, se a nível dos municípios a representação está prejudicada, a FAEP e CNA tem sido ouvida pelos governos estaduais e federais. “Nossas entidades estadual e federal têm uma atuação forte e diária, porque tem um corpo técnico de alta qualidade. O problema vai ser se tivermos que enxugar estes quadros. Refazer depois não vai ser fácil”, adverte ele.

O presidente reeleito dá um exemplo da necessidade da manutenção do sistema e sua importância para os produtores. Conta que recentemente uma antropóloga avaliou uma área de 18 mil hectares na região de Guaíra e Terra Roxa como passível de desapropriação para se tornar em reserva indígena. “O problema é que naquela região não tem mais índios brasileiros. Os que estão aparecendo por lá são do Paraguai. E quem vai mostrar isso? Quem vai contestar este estudo? Quem vai financiar um projeto independente? É o nosso Sistema. Por isso que ele não pode ser desmontado. Ele tem que ser mantido, ampliado e continuar atento em defesa da categoria”, arremata Pierin Júnior.

Fonte:

Deixe seu comentário