Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Professoras de Cmei organizam viagem para destacar importância da família

Atividade fez parte do projeto ‘Família: Escola que ensina a viver’ e levou alunos e familiares de um Cmei de Paranavaí ao Parque do Japão, em Maringá.

Publicado em 20/08/2018 às 01:22
Atualizado em

Professoras do Cmei com os alunos. (Foto: Arquivo pessoal)

Familiares e alunos do Cmei professora Alzira Mendonça Figueira, no Parque do Japão (Foto: Arquivo pessoal)

Gisele, com os filhos, Antony, Ana Clara e Gabriel, e a sogra, Suely. (Foto: Arquivo pessoal)

Familiares e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) professora Alzira Mendonça Figueira, que fica no Conjunto Flávio Ettore Giovine, em Paranavaí, tiveram momentos especiais de lazer e diversão, no último sábado (18), durante uma viagem ao Parque do Japão, em Maringá. O passeio foi organizado por duas professoras, Rayza Bonzanini e Lilian Reis, que trabalham com alunos entre 3 e 4 anos, do maternal II C.

De acordo com a professora Rayza, a viagem fez parte do projeto "Família: Escola que ensina a viver", que ela e a colega de profissão realizaram com os alunos do Cmei e familiares, com o objetivo de aproximar os responsáveis, do ambiente escolar e mostrar a importância da família na formação da criança. “Nós observamos que, cada vez mais, as crianças passam mais tempo na escola do que em casa. Então, pensamos nesse projeto para trazer a família para mais perto do meio escolar. Fizemos atividades só com as crianças, só com os pais e com as crianças e os pais, para mostrar que, por mais que a escola faça um trabalho ótimo, a criança precisa voltar para o seio familiar e aprender os conceitos da vida com eles, pois eles são os primeiros mestres da vida da criança.”, explica a professora.

O objetivo principal, segundo a professora Rayza, é que os ensinamentos do projeto se estendam à convivência diária da família. “Uma coisa que nós queremos que aconteça, e deixamos bem claro para os pais, é que essa mudança continue após a realização do projeto, não só durante as atividades, que essas mudanças continuem e sejam para a vida, um aprendizado para eles mesmo”, salienta.

Com o encerramento das atividades, as duas professoras planejaram a viagem para incentivar essa convivência familiar tão apoiada pela escola. Fizeram vários orçamentos e conseguiram fretar um ônibus com preço acessível para levar os participantes. Cerca de 30 pessoas, entre alunos e familiares, participarem do passeio ao Parque do Japão, em Maringá. “Às vezes, por falta de tempo ou falta de condição mesmo, as famílias acabam não tendo esse momento de lazer. Então, nós pensamos em uma forma diferente de mostrar a importância disso”, conta a professora.

Durante o passeio, as crianças alimentaram os peixes, lancharam, assistiram apresentação de judô e socializaram com amigos de sala e familiares. Uma das mães que participou do projeto e da viagem, Gisele Cristina da Silva, diz que só tem elogios para fazer. “O passeio foi maravilhoso. As crianças ficaram apaixonadas pela beleza do parque e a quantidade de peixes. O projeto por si só, já nos deixou gratificados por ressaltar a importância da família juntamente com a criança. A interação com quem vivemos é essencial para desenvolvimento”, contou a mãe.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário