Portal da Cidade Paranavaí

Vai esfriar de novo

Produtores de verduras de Paranavaí se preparam para a chegada de frio intenso

Com previsão de geada para os próximos dias, os irmãos Kashiwa, proprietários de uma horta no Jd. Morumbi, criaram um próprio sistema para evitar prejuízos

Publicado em 26/07/2021 às 22:34
Atualizado em

Hemerson trabalha com hortaliças há quase 10 anos. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Eloíse Fernandes

Uma forte massa de ar polar ingressará no Paraná nesta terça-feira (27), causando diminuição drástica das temperaturas. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), a partir desta quarta-feira (28) há previsão de ocorrência de geadas em grande parte do estado.

Por conta das previsões, agricultores e produtores rurais de Paranavaí e região estão se preparando para não ter grandes prejuízos. Os irmãos Hemerson da Silva Kashiwa e Rafael da Silva Kashiwa, proprietários de uma horta de12 mil m², no jardim Morumbi, fazem parte do grupo que já está se prevenindo para evitar grandes perdas, caso a previsão de geada se confirme.

Rafael da Silva Kashiwa é um dos proprietários da horta.



LEIA TAMBÉM:


Eles produzem verduras folhosas como alface, almeirão, cebolinha e rúcula, com vendas no próprio local e distribuição para mercados e frutarias de Paranavaí. Nas ondas de frio anteriores deste ano, os produtores, usaram a criatividade e os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo dos anos de produção para não deixar o frio queimar as hortaliças. O sistema simples, deu resultado e desta vez será usado novamente.

"Nós enchemos  várias marmitex de alumínio com pó de serra e distribuímos de três em três metros ao longo da horta. De madrugada, despejamos óleo diesel e quando a temperatura chegou a uns 3ºC, colocamos fogo para aquecer o ambiente. Conforme o fogo vai subindo, aumenta um pouco a temperatura na horta", explica Hemerson, que já trabalha com a produção de verduras há quase 10 anos.

Para os próximos dias, os irmãos Kashiwa pretendem repetir a mesma técnica, além de cobrir alguns canteiros com lona.  "Durante a madrugada de geada, não dormimos, ficamos de olho no termômetro. Da última vez, até 0ºC a estratégia funcionou bem, agora se vier um frio muito rigoroso abaixo disso, já não sei se vai dar certo", afirma o produtor.

Veja o vídeo gravado em uma das ondas de frio deste ano:


Alerta de geada

O Simepar já emitiu alerta de geada para produtores rurais do Paraná durante nesta semana. O instituto meteorológico reforça que, além das hortaliças, culturas como café, tomate, milho, pastagens, frutíferas tropicais, entre outras, também poderão ser afetadas pelas geadas.

De acordo com a previsão do Climatempo, pode gear em Paranavaí na quinta (29) e na sexta-feira (30) e as temperaturas devem ficar abaixo dos 5ºC na cidade poesia.


Colaboração: Repórter Pedro Machado

Fonte:

Deixe seu comentário