Portal da Cidade Paranavaí

Clima

Primavera: começa nesta quarta-feira (22) a estação das flores

A estação deve ser marcada por variações bruscas de temperaturas. As máximas devem ficar acima da média e as chuvas abaixo do normal, segundo o Simepar.

Publicado em 22/09/2021 às 10:57
Atualizado em

Primavera deve ter variações bruscas de temperatura (Foto: José Fernando Ogura/ AEN)

A primavera começa às 16h21 desta quarta-feira (22 de setembro) e termina às 12h59 de 21 de dezembro. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), para o primeiro dia da estação é previsto tempo nublado e calor, em Paranavaí, com máximas de 30°C e mínima de 18°C.

“Para os próximos meses estão previstas variações bruscas da temperatura do ar em curtos períodos devido à passagem de frentes frias sobre o Paraná”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. De modo geral, nos períodos secos, o rápido aquecimento diurno formará ondas de calor, sobretudo nas faixas Norte e Oeste.

Além disso, massas de ar frio e sistemas de precipitação deslocando-se lentamente nas proximidades da Costa Sul do Brasil manterão as temperaturas amenas na Região Leste, entre Curitiba e as praias. Nas demais regiões, a temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e acima da média. Já as chuvas devem manter-se abaixo da normal climatológica, indica o instituto meteorológico.

LA NIÑA

O conjunto dos modelos climáticos indica a probabilidade elevada de ocorrência do fenômeno La Niña nas águas do Oceano Pacífico Equatorial ao longo da primavera. O resfriamento da temperatura da superfície das águas altera os padrões globais de chuvas e temperaturas.

Por ser uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece eventos meteorológicos severos como fortes rajadas de ventos, granizo, chuvas volumosas e grande quantidade de raios, que só podem ser detectados em curto prazo. O Simepar faz o monitoramento sistemático das condições do tempo e emite alertas com antecedência de poucas horas, possibilitando a adoção de medidas de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Para receber esses alertas no celular, os interessados podem cadastrar-se na Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem para o número 40199 com o número do seu CEP (Código de Endereçamento Postal).

Confira a tabela com os valores das médias mensais históricas da faixa de variação da chuva, temperaturas mínimas e máximas por região do Paraná nos meses de outubro, novembro e dezembro:


Previsão do tempo para os próximos dias

Conforme o Sistema, nesta quinta-feira (23), o dia fica ensolarado na cidade poesia. Os termômetros oscilam entre 33°C e 15°C. Na sexta-feira (24) a previsão é de sol entre nuvens. As temperaturas podem variar de 35°C a 19°C, em Paranavaí, segundo o Simepar.



Fonte:

Deixe seu comentário