Portal da Cidade Paranavaí

Infraestrutura

Prefeitura realiza limpeza de bueiros com caminhão de hidrojateamento

Equipamento faz a limpeza pesada e desobstrução das bocas de lobo, diminuindo os riscos de alagamentos

Publicado em 16/01/2019 às 06:45

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

As altas temperaturas deste início de ano estão resultando em fortes chuvas e o volume de água acumulada em curtos períodos de tempo, tem provocado vários estragos no asfalto. Muitas bocas de lobo da cidade acabam ficando obstruídas com o lixo jogado pelos moradores e, com isso, os bueiros não consegue escoar a água de maneira eficiente. 

Para diminuir os riscos de alagamentos nos pontos mais críticos, as equipes da Secretaria de Infraestrutura estão trabalhando com um novo caminhão de hidrojateamento, que faz a limpeza pesada e desobstrução das bocas de lobo.

“Este caminhão tem um tanque de água para hidrojateamento com alta pressão, para desentupimento da rede de galeria de águas pluviais, e um reservatório para sucção e limpeza das bocas de lobo com uma mangueira de 12" (25cm) de boca. Fomos até Maringá para ver os caminhões de lá em operação e confirmamos que é uma ferramenta ótima para a desobstrução das galerias. O caminhão é semelhante ao que é usado pela Sanepar para tratamento de esgoto, mas com uma mangueira de sucção de diâmetro bem maior, o que permite que o equipamento limpe todo o lixo e sugue inclusive pedras e lajotas que estejam bloqueando as bocas de lobo”, explica o secretário de Infraestrutura, Renato Dultra.

O caminhão de hidrojateamento foi comprado no ano passado e começou a ser usado para o trabalho no final de novembro. “A aquisição deste caminhão faz parte de um pacote de R$ 3 milhões em equipamentos viabilizados através do deputado Tião Medeiros. Neste pacote, a Infraestrutura também foi contemplada com uma escavadeira hidráulica grande de 21 toneladas, duas retroescavadeiras, caminhão pipa, dois rolos compressores e equipamento espargidor. Tudo isso a Fundo Perdido, ou seja, o município não vai precisar pagar pelos equipamentos”, frisa o secretário.

Uma das ruas que está passando por esse processo de limpeza é a Altino da Silva Azeredo, próximo ao SPDC. A via foi a mais castigada pela última forte chuva registrada na cidade no dia 4 de janeiro. Além desta rua, já foram desobstruídas vários tubulações em bairros como a Vila Operária, Morumbi (Rua Dorival de Souza e Rua dos Ipês), Jardim São Jorge (Avenida Domingos Sanches), e Vila City (Rua José de Alencar esquina com Rua do Café, e Rua Pedro de Carvalho). O trabalho será realizado em todos os bairros da cidade, começando pelos pontos mais críticos já identificados.

 

Fonte:

Deixe seu comentário