Portal da Cidade Paranavaí

Saúde Animal

Prefeitura cede "castramóvel" para universidade de Paranavaí

Curso de veterinária utilizará o trailer para fins educacionais e fará serviços gratuitos de conscientização sobre zoonoses e posse responsável de animais

Postado em 09/06/2020 às 21:47 |

"Castramóvel" será utilizado pelo curso de medicina veterinária. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A Prefeitura de Paranavaí entregou nesta terça-feira (9) o veículo trailer “castramóvel - Saúde Animal” à UniFatecie, através de um permissão de uso celebrada entre as duas partes. O Termo de Permissão de Uso estabelece regras e condições para que a instituição usufrua do bem público.

Segundo a prefeitura, a universidade, que tem o curso de medicina veterinária, utilizará o "castramóvel' para fins educacionais e também prestará serviços gratuitos de educação sobre zoonoses e de posse responsável dos animais, monitoramento de cães e gatos com a colocação de microchips, esterilização de cães e gatos, com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças e o controle populacional de cães e gatos em situação de abandono, vítimas de maus tratos. 

De acordo com a prefeitura, ficará sob a responsabilidade da universidade: realizar a educação de tutores quanto à tutela responsável de animais domésticos, zoonoses de importância em saúde pública e bem-estar animal; promover a conscientização e a mobilização para erradicação das doenças animais transmissíveis aos seres humanos e dos maus tratos ou situações de abandono; orientar e informar os tutores quanto à utilização e aplicação de vacinas de interesse da saúde pública; promover a esterilização de cães e gatos, previamente inscritos junto à Prefeitura Municipal, com foco na promoção da saúde e prevenção de agravos e doenças e o controle populacional de cães e gatos em situações de abandono, vítimas de maus tratos; e entre outros. 

A Lei Orgânica do Município autoriza a permissão de uso precário de bens públicos por tempo indeterminado. 

“O Castramóvel é um trailer, portanto, precisa de um veículo para puxar. Ou seja, é necessário comprar um carro e designar um motorista para movimentar o trailer. Além disso, seria necessário contar com um médico veterinário e um auxiliar. Só a folha de pagamento destes profissionais custaria ao município R$ 200 mil ao ano. Com esse termo de uso celebrado entre o município e a UniFatecie, temos certeza que o equipamento terá uma boa destinação e será muito bem utilizado”, disse o prefeito KIQ.

Fonte:

Receba as notícias de Paranavaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias