Portal da Cidade Paranavaí

Trabalho

Paranavaí teve 62 acidentes graves de trabalho em 2017

Números foram divulgados durante o 1º Ciclo de Debates para discutir as linhas de atuação do programa Saúde do Trabalhador, na Unespar

Publicado em 24/04/2018 às 03:01
Atualizado em

(Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal)

“Precisamos replicar informações e modificar os processos para evitar acidentes de trabalho dentro das empresas, no campo, na indústria. No ano passado, registramos 62 acidentes graves de trabalho em Paranavaí, onde os funcionários precisam ser internados, passar por cirurgias. Houve casos de amputações e outras complicações. O número de acidentes leves, que são aqueles que necessitam de internamento (como escorregões, queimaduras leves, uma torção, etc), é pelo menos três vezes maior. Isso sem contar os casos que não são registrados pela empresa ou pelo trabalhador”, destacou a coordenadora do programa Saúde do Trabalhador em Paranavaí, Rita de Cássia Leme Fadel, no primeiro dia do 1º Ciclo de Debates para discutir as linhas de atuação do programa Saúde do Trabalhador.

A programação está acontecendo no Centro de Conferências da Unespar nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de abril. Todos os servidores da Saúde do município estão participando do Ciclo de Debates. “Dividimos o pessoal em duas turmas para evitar a paralisação total do atendimento, já que estamos em plena campanha de vacinação contra a gripe.A ideia é que os servidores sejam os multiplicadores de informações. Muitas vezes o trabalhador não tem um treinamento relacionado aos perigosos que ele está exposto no exercício de sua função e, por isso, o risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é muito grande.Além dos acidentes, também os casos de doenças ocupacionais, que são desenvolvidas por causa do trabalho. Existem maneiras de se evitar os acidentes e prevenir estas doenças, e é isso que estamos discutindo durante este Ciclo de Debates”, frisa Rita.

Abril Verde - Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) uniu em uma só campanha o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com o objetivo de melhorar também a segurança e a saúde dos trabalhadores jovens e erradicar o trabalho infantil. “Assim, este mês é comemorado como o Abril Verde. A nossa intenção em unir as duas temáticas é alcançar o desenvolvimento sustentável atingindo as metas 8.8 (ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores até o ano de 2030) e 8.7 (acabar com todas as formas de trabalho infantil até 2025). Para alcançar estas metas, precisamos desenvolver ações integradas para promover uma cultura de prevenção em segurança e saúde, beneficiando a próxima geração da força de trabalho”, explica a coordenadora do programa Saúde do Trabalhador.

Nas duas tardes, os servidores da Saúde estão participando de palestras sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador, trabalho infantil e a importância da notificação, e o programa Jovem Aprendiz Paranavaiense, apresentado pela coordenadora da Guarda Mirim. Depois das palestras, os servidores participam de momentos de debates e levantamento de propostas de ações para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Fonte:

Deixe seu comentário