Portal da Cidade Paranavaí

Banco de Leite

Paranavaí ganha veículo para coleta de leite materno

Carro será utilizado para buscar as doações de leite materno em domicílios; produto é consumido por bebês internados na UTI neonatal da cidade

Postado em 13/04/2018 às 12:04 | Atualizado em 13/04/2018 às 15:53

O veículo foi doado pelo deputado estadual Tião Medeiros, nesta sexta feira (13). (Foto: Assessoria de Comunicação - Deputado Tião Medeiros)

O posto de coleta de leite materno de Paranavaí conta agora com um veículo exclusivo para coleta em domicílio. O veículo foi doado pelo deputado estadual Tião Medeiros (PTB), nesta sexta-feira (13).

O trabalho de coleta de leite materno é desenvolvido em uma parceria entre a Coordenação Saúde da Mulher e da Criança da Prefeitura Municipal de Paranavaí e o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Após a coleta, o produto é encaminhado para o Banco de Leite de Maringá, onde é analisado, pasteurizado e retorna para ser usado pelas crianças internadas na UTI Neonatal da Santa Casa de Paranavaí.
“Este é um trabalho muito importante. A UTI atende crianças de Paranavaí e dos demais municípios da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). O leite materno é muito importante nos anos [iniciais] de vida das crianças”, disse Tião Medeiros.

De acordo com a Coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança de Paranavaí, enfermeira Bruna Oliveira Teixeira, o projeto é bastante importante para a saúde dos bebês. “O leite materno utilizado pelas crianças hospitalizadas contribui diretamente na redução dos coeficientes de mortalidade infantil em Paranavaí e região”, afirma.

O programa de coleta de leite de Paranavaí conta com uma média de 30 doadoras ativas. No ano de 2017, foram coletados cerca de 170 litros de leite materno. “A doação do veículo contribuirá para que esse trabalho continue sendo feito com excelência e beneficiando os recém-nascidos internados na UTI Neonatal da Santa Casa de Paranavaí”, completa Bruna.

Fonte: Portal da Cidade Paranavaí

Deixe seu comentário