Portal da Cidade Paranavaí

Conquista

Paranavaí ganha Patrulha Maria da Penha

Município recebeu nesta terça-feira uma viatura que atenderá especificamente situações de violência doméstica e atuará na prevenção deste tipo de crime

Publicado em 17/10/2018 às 06:30

Entrega do veículo foi nesta terça-feira, na Unespar. (Foto: Pedro Machado)

I Mesa Coordenada sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, organizada pelo Núcleo Maria da Penha (Numape) da Unespar. (Foto: Pedro Machado)

Paranavaí recebeu nesta terça-feira (16) um veículo que será usado para atendimento especializado às vítimas de violência doméstica. A "Patrulha Maria da Penha", como é chamado o projeto, será composto por uma viatura e uma dupla de policiais militares, que receberá capacitação para o atendimento às ocorrências de violência doméstica, orientações às vítimas e encaminhamento dos suspeitos à Polícia Civil.

O veículo foi entregue ao 8º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, durante a I Mesa Coordenada sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, organizado pelo Núcleo Maria da Penha (Numape) da Unespar, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.

O projeto Patrulha Maria da Penha é desenvolvido pelo Governo do Estado visando um atendimento mais específico às situações de violência doméstica e violência contra a mulher.

Em Paranavaí, a patrulha Maria da Penha terá o apoio da prefeitura, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Núcleo Maria da Penha(Numape), do Poder Judiciário e da Promotoria. A proposta é fazer o acompanhamento das mulheres que têm medidas protetivas, com o objetivo de inibir agressões e garantir o cumprimento da determinação judicial. Os policias que atuarão no projeto passarão por nivelamento de conhecimentos para atender esses casos.

“É um serviço de fiscalização, sobretudo nos casos em que a mulher tem a medida protetiva de urgência em seu favor e o judiciário decreta o afastamento do autor da violência. As informações serão fornecidas pela Polícia Civil e judiciário e a vítima vai ter uma maior proteção. A Polícia Militar vai realizar o patrulhamento em determinados locais, para que essa mulher, caso queiram participar do programa, tenham essa fiscalização, essa proteção em seu favor”, explica a Delegada da delegacia da Mulher de Paranavaí, Fernanda Bertoco Mello.

Segundo o tenente Claudes de Araújo, porta-voz da PM de Paranavaí, a viatura dará grande suporte ao serviço rotineiro dos policiais, só que agora com a especificidade no atendimento as mulheres vítimas de violência. “Esse atendimento específico, com o efetivo capacitado, trará um retorno para todos os órgãos participantes da rede de combate à violência contra a mulher”, disse. “A viatura é toda equipada para rádio patrulhamento, as pessoas poderão entrar em contato diretamente com os policiais, que ficarão a disposição das vítimas, caso elas precisem de um contato posterior”, explicou.

A Coordenadora do Núcleo Maria da Penha (Numape) de Paranavaí, que presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres vítimas de violência doméstica, Maria Inez Barbosa Marques, disse que a patrulha será uma ferramenta a mais para fortalecer a proteção da mulher. “Nós estamos muito gratos pelo veículo e pela possibilidade de ter em Paranavaí a Patrulha Maria da Penha, que só vai nos ajudar no trabalho que nós já desenvolvemos”, ressaltou.

Fonte:

Deixe seu comentário