Portal da Cidade Paranavaí

Atenção

Paranavaí entra em alerta após emergência hídrica ser decretada em todo o Paraná

O gerente da Sanepar, Heterley Ubaldo, disse que apesar do aumento do consumo de água, o abastecimento ainda segue normal no Noroeste.

Publicado em 23/12/2021 às 11:03
Atualizado em

O gerente da Sanepar em Paranavaí, Heterley Ubaldo, disse que o consumo de água aumentou com o calor dos últimos dias. (Foto: Sanepar)

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior decretou nesta quarta-feira (22) o reconhecimento da continuidade de emergência hídrica em todo o Paraná, autorizando as companhias de saneamento a implantarem rodízio nas cidades em que o sistema de abastecimento está comprometido pela estiagem. O decreto tem validade de 180 dias.

Em entrevista ao repórter Pedro Machado, o gerente da Sanepar em Paranavaí, Heterley Ubaldo, disse que o consumo de água aumentou com o calor dos últimos dias, mas o abastecimento ainda segue normal na região Noroeste. "Em Paranavaí, o abastecimento vem 80% da captação do ribeirão Arara e ribeirão Floresta, e 20% de poços artesianos. A Sanepar faz um apelo para o consumo consciente principalmente por causa das festas de fim de ano e das férias escolares", alerta Ubaldo.


LEIA TAMBÉM

Porto Rico anuncia retomada de shows no Natal e Ano Novo


O documento de número 9.989 é o 6º assinado pelo governador em função da estiagem severa que perdura no Paraná há mais de dois anos. O primeiro decreto, de número 4.626, foi assinado em maio de 2020, com validade de 180 dias, e teve prorrogações consecutivas. Em novembro, foi publicado o 5º decreto, com validade de 90 dias, e limitava a abrangência às regiões Oeste, Sudoeste e Metropolitana de Curitiba. Com o desta quarta-feira, a condição de emergência hídrica é estendida a todo o Estado.

Além de priorizar a água para abastecimento público, o decreto orienta os usuários a reduzirem o consumo, fazendo uso racional da água. A partir desta quinta-feira (23), a Sanepar suspende temporariamente o rodízio no abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. A programação de rodízio retornará em 4 de janeiro.


LEIA TAMBÉM

Ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado


Estão em rodízio no Norte Pioneiro as cidades de Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Carlópolis. No Sudoeste, o rodízio é aplicado em Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.

Estão em situação de alerta no Norte Pioneiro, as cidades de Leópolis, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Distrito de Panema (em Santa Mariana) e Distrito de Triolândia (em Ribeirão do Pinhal); no Vale do Ivaí, Apucarana, Rosário do Ivaí, Califórnia, Jardim Alegre, Faxinal, Jandaia do Sul e Mauá da Serra; no Vale do Paranapanema, Arapongas, Rolândia e Sabáudia. No Sudoeste, o alerta segue para Salto do Lontra, que está em iminência de entrar em rodízio, Capanema, Planalto e Salgado Filho.

Na região Noroeste, as temperaturas elevadas e aumento no consumo também colocam em alerta os sistemas de Goioerê, Iretama, os distritos de Bredápolis, em Janiópolis, e Águas de Jurema, em Iretama, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Porto Rico.

Fonte:

Deixe seu comentário