Portal da Cidade Paranavaí

Tempo

Outono deve ter chuvas acima da média no noroeste, prevê Simepar

De acordo com o instituto, a estação, que começa às 13h15 desta terça-feira, terá temperaturas variando de 18°C a 32°C no Estado

Publicado em 20/03/2018 às 06:40

(Foto: José Fernando Ogura/Agência de Notícias do Paraná )

O outono promete ser de chuvas acima da normalidade para o período no noroeste do Paraná. Segundo estimativa do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação, que começa às 13h15 desta terça-feira (20), terá temperaturas variando de 18°C a 32°C no Estado. O outono termina às 7h07 de 21 de junho. 

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas no Sul do continente americano, confirmando o comportamento histórico do clima no Paraná durante o outono. “As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica”, observa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.

“A estação caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas”, explica Duquia. Enfraquecido durante o verão, o fenômeno La Niña – que resfria as águas do Oceano Pacífico – continua a perder força, conforme sugere a análise dos dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).

O outono costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do país. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

Fonte:

Deixe seu comentário