Portal da Cidade Paranavaí

Canário

Operação cumpre mandados judicias contra facção criminosa que agia em Paranavaí

Operação Canário investiga uma organização criminosa, que agia de dentro dos presídios, em diversos estados, inclusive no noroeste Paranaense

Publicado em 10/12/2019 às 05:12
Atualizado em

(Foto: Divulgação/ MPPR)

O Ministério Público do Paraná (MPPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram nesta terça-feira (10) a Operação Canário, voltada a coibir atos de uma organização criminosa, que agia de dentro dos presídios, em diversos estados, inclusive no Noroeste Paranaense.

As investigações são conduzidas pelas Promotorias de Justiça de Paranavaí, em parceria com o 8º Batalhão da Polícia Militar. Também contam com o apoio da Seção de Operações Especiais do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.

Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva (desses, 15 de pessoas que já estavam em unidades prisionais) e 20 mandados de busca e apreensão. Cerca de 50 agentes públicos de diversas unidades do estado participaram da ação, entre promotores de Justiça, policiais e agentes penitenciários.

Facção – Os presos são suspeitos de pertencerem a uma organização responsável por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comercialização e porte de armas, crimes patrimoniais (roubos, latrocínios, estelionatos), falsificações, homicídios e tentativas de homicídio. Parte dos crimes tem como foco a obtenção de recursos para a manutenção das atividades da facção, e outros – notadamente homicídios e tentativas de homicídio – são praticados para intimidar e silenciar desafetos e afastar bandos rivais.


Fonte:

Deixe seu comentário