Portal da Cidade Paranavaí

Suspenso

Município suspende temporariamente Projeto que altera estatuto do servidor

A prefeitura deve aguardar sugestões de alterações ao Projeto de Lei, enviadas pela Câmara de Vereadores, para retomar discussões com o Sinserpar

Publicado em 07/06/2018 às 08:37
Atualizado em

Servidores municipais reunidos com o prefeito durante discussão sobre o Projeto de Lei. (Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal)

Nesta quarta-feira (6) dezenas de servidores públicos municipais se reuniram com o prefeito KIQ para um esclarecimento sobre o Projeto de Lei 07/2018 do Poder Executivo que altera o regime jurídico dos servidores públicos do município. Durante a reunião, o prefeito disse aos servidores que a tramitação do projeto está temporariamente suspensa.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar), com a aprovação do Projeto, cerca de 30 itens seriam alterados no novo estatuto em relação ao atual. Essas alterações iriam mexer na reserva de vaga para deficientes físicos, estágio probatório, jornada de trabalho, adicional de insalubridade, adicional noturno, férias, licença para desempenho de mandato classista, licença maternidade, licença prêmio, licença por motivo de doença em pessoa da família e processo administrativo disciplinar, segundo o Sindicado.   

“Não é de nosso interesse que o servidor seja prejudicado, tanto que não entendemos a veiculação de algumas informações que são mentirosas. Não vamos retirar direitos, anuênio, 13º salário ou qualquer benefício dos servidores. Queremos apenas eliminar ambiguidades e deixar de maneira clara a legislação”, afirmou KIQ sobre o projeto.

Ainda segundo o prefeito, em nenhum momento ele se negou a discutir com o Sindicato sobre qualquer parte do documento. “Sempre me posicionei de maneira aberta, até porque também sou servidor público. Disse ao presidente do sindicato que, se fosse necessário, apesar de não entender dessa forma, tiraríamos o projeto para que ele fosse discutido mais”.

O presidente do Sindicato, Gabriel dos Santos, afirma que vinha tendo um bom diálogo com os vereadores e com o prefeito. "Não posso ser hipócrita e falar que o prefeito não me atendeu. Todas as vezes que pedi para conversar fui atendido rapidamente”. No entanto, Santos diz que a comunicação era muito difícil com a Secretaria de Administração. “Ali não tem diálogo”, explica.

Santos ainda diz que uma forma de economizar recursos públicos do município seria a extinção da Secretaria de Administração e a passagem das suas atribuições para a Secretaria de Fazenda. A proposta de fusão das secretarias, segundo o representante do Sindicato, é porque a Administração Municipal tem alegado a necessidade de alterar o estatuto dos servidores por não ter recursos para pagar os direitos previstos.

Após a suspensão temporária do projeto, a vice-presidente do Sinserpar, Suzi Cristiane Fachin, reforçou a importância do Sindicato continuar unido. Na avaliação dela, o recuo da Administração Municipal só aconteceu pela percepção de que os servidores estão fortalecidos pela união. Ela e o presidente Gabriel garantiram que, a suspensão da tramitação não é suficiente, pois, segundo eles, o projeto pode voltar a qualquer momento. Para os dirigentes sindicais, isso tem que ser tirado de pauta definitivamente e o atual estatuto precisa ser executado. 

Segundo o Procurador-Geral do município, Benjamim Marçal Costa, que esteve reunido boa parte do dia em conversas com o sindicato, o projeto será discutido, por temas, com a participação dos servidores. “Vamos ouvir as sugestões e melhorar o projeto sem que haja qualquer prejuízo”.

Na reunião, ficou acordado que o município aguardará o encaminhamento de sugestões de alterações ao Projeto de Lei a serem enviadas pela Câmara de Vereadores, quando então retornará a discussão do projeto com o Sinserpar. 

Fonte:

Deixe seu comentário