Portal da Cidade Paranavaí

PARANAVAÍ

Município assina Termo de Colaboração com 12 entidades assistenciais

Documento vai possibilitar o repasse de recursos para a manutenção das atividades de prestação de serviços à comunidade; Serão repassados R$ 2,4 mi.

Postado em 21/02/2018 às 17:46 | Atualizado em 21/02/2018 às 18:10

Os representantes das entidades habilitadas participaram do momento da assinatura no gabinete do prefeito. (Foto: Prefeitura de Paranavaí)

O prefeito KIQ assinou nesta quarta-feira (21) os Termos de Colaboração com 12 entidades assistenciais de Paranavaí, que vão possibilitar o repasse de recursos do município para a manutenção das atividades e prestação de serviços à comunidade. No total, serão repassados R$ 2,4 milhões às entidades durante o ano. Os representantes das entidades habilitadas participaram do momento da assinatura no gabinete do prefeito.

 Segundo a secretária de Assistência Social, Tasiane Cristina de Souza, “esta modalidade de colaboração entre o município e as entidades é recente. Antes, as normas eram imprecisas e geravam dúvidas, mas agora estamos aptos para atender ao que se convencionou chamar de Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Este Marco Regulatório criou normas gerais para as parcerias, novas regras para a liberação de recursos e para o controle e prestação de contas da aplicação dos valores repassados”, explicou.

 “O repasse que o município faz é fundamental para as entidades. É um dinheiro que contribui para que elas desenvolvam com maior tranquilidade um trabalho que faz muita diferença para a população. Além disso, cada entidade habilitada pelo município precisa prestar contas sobre a utilização dos recursos, o que garante maior transparência em todo o processo”, frisou a secretária.

 Através do Termo de Colaboração, cada entidade recebe um valor de acordo com o plano de trabalho e aplicação dos recursos, nível de complexidade dos serviços prestados e número de pessoas atendidas. Todo o dinheiro recebido pelas entidades é investido em serviços que beneficiam famílias, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência ou dependentes químicos. “Um grande avanço que tivemos este ano foi um aumento bastante significativo no valor de repasse das duas casas de longa permanência existentes no município. Este aumento foi avaliado com base na complexidade do serviço ininterrupto, atendendo pessoas que têm vínculos familiares rompidos”, enfatizou Tasiane.

 Para o prefeito KIQ, “esse é o dinheiro mais bem empregado no município, porque as entidades assistenciais nos ajudam prestando um serviço muito essencial à comunidade. É importante que tenhamos serviços de qualidade que atendam principalmente aquelas pessoas que não têm recursos, que estão em situação de vulnerabilidade. Este voluntariado é a base que a nossa cidade precisa para ser cada vez melhor. E o município está sempre à disposição para dialogar, tentar ajudar quem tanto ajuda a nossa população”.

 “Em nome de todas as entidades, quero agradecer ao prefeito e toda a equipe do município pelo apoio e respaldo que têm dado aos nossos trabalhos, nos diversos ramos que cada entidade tem para trabalhar em Paranavaí. É importante saber que existe este interesse de ambas as partes para oferecer um alívio para tantas pessoas que precisam do atendimento que nós oferecemos. Movemos muitos voluntários para que as famílias, de um modo geral, sejam ajudadas e para que possamos fazer o melhor que podemos na vida dessas pessoas que precisam de nós”, agradeceu o Padre Adão Dias Martins, presidente da Comunidade Católica Emanuel.

 Saiba quais entidades estão habilitadas a receber recursos do município através do Termo de Colaboração:

- Associação Casas do Servo Sofredor

- Comunidade Católica Emanuel

- Asilo Lins de Vasconcelos

- Casa da Criança

- AAPAC (Associação Amigos da Pastoral da Criança)

- Casa Antônio Frederico Ozanam

- Associação Educacional Vigilantes Mirins de Paranavaí “Frei Rafael Mainka”

- PROVOPAR (Ação Social de Paranavaí)

- GOES (Grupo Gotas de Esperança)

- APDE (Associação dos Portadores de Doença Especial)

- AGEPAZ (Associação Agentes da Paz)

- CECAP (Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente)

Fonte: Prefeitura de Paranavaí

Deixe seu comentário