Portal da Cidade Paranavaí

centenária

Mulher mais velha de Graciosa completa 100 anos de vida e recebe homenagens

A matriarca da família Roecker Boeing vai reunir mais de 200 convidados para a celebração. Entre eles há 7 filhos, 17 netos, 25 bisnetos e 16 tataranetos.

Publicado em 28/01/2023 às 08:15
Atualizado em

Neste sábado (28), Joana comemora um século. (Foto: Arquivo pessoal)

Qual é o segredo para viver 100 anos? Joana Roecker Boeing diz que o mistério não pode ser revelado e levará consigo para eternidade. Mas, a mulher mais velha do Distrito de Graciosa, em Paranavaí, afirma que mantém alguns costumes que podem garantir a longevidade: baralho, chimarrão e orações diárias.

Neste sábado (28), a matriarca da família Roecker Boeing completa 100 anos de vida e recebe uma missa em homenagem ao aniversário. A confraternização com os parentes para celebrar o centenário vai reunir mais de 200 convidados. Entre eles há 7 filhos, 17 netos, 25 bisnetos e 16 tataranetos, além dos sobrinhos, agregados e amigos.

Dona Joana é natural de Santa Catarina e se mudou para o Paraná em 1959, com o marido e os filhos. Ela é reconhecida pela família como uma mulher forte, que trabalhava na roça, adorava cozinhar polenta e a casa sempre estava cheia de crianças. Ela é uma referência, pois sempre está aberta para acolher e receber visitantes.

Engana-se quem pensa que nesta idade a moradora de Graciosa perdeu a vivacidade. Segundo os familiares, ela mantém uma saúde de ferro. "No dia 18 de dezembro, há seis anos, quebrei a perna e precisei operar o fêmur, esse foi o primeiro e único procedimento cirúrgico que fiz", relata a aniversariante.

Em 2020, ela superou a covid-19 e desde então segue firme com muita vontade de viver! A rotina tem costumes sagrados, como: jogar baralho, tomar chimarrão e rezar em alemão. A centenária não dispensa uma bagunça, evita reclamações e ainda é fã de cerveja preta. 

A família também afirma que além de ser um exemplo e orgulho, é uma honra compartilhar a vida com Dona Joana.


Fonte:

Deixe seu comentário