Portal da Cidade Paranavaí

Mistério

Morador da região de Paranavaí recebe sementes misteriosas vindas da China

Várias pessoas pelo Brasil já receberam a encomenda misteriosa que não foi solicitada. Adapar orienta que população não abra pacote nem plante as sementes.

Publicado em 19/09/2020 às 07:55
Atualizado em

Sementes não foram solicitadas pelas pessoas que recebem. (Foto: Adapar/ Alessandro Casagrande)

(Foto: Adapar/ Alessandro Casagrande)

Nos últimos dias foram registrados no Brasil vários relatos de pessoas que receberam pacotes de sementes como “brindes” de produtos comprados pela internet, ou até sem a realização de qualquer encomenda. Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) casos já foram registrado no Paraná, inclusive um na região de Paranavaí.

O coordenador do Programa de Certificação, Rastreabilidade e Epidemiologia Vegetal da Adapar, Juliano Farinacio Galhardo, alerta a população paranaense para que, caso recebam tal encomenda, não abram nem plantem, pois essas sementes podem trazer pragas, doenças e plantas daninhas que não existem no país, capazes de causar graves prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.


“Muitas das pragas e doenças que elas podem conter são invisíveis a olho nu, e somente podem ser detectadas por meio de análises laboratoriais. Por isso, a importância de serem entregues à Adapar ou ao MAPA, para providenciar as análises e o descarte adequado, a fim de evitar a introdução de novas pragas no Estado”, explica. Os exames laboratoriais para identificar as espécies e eventuais patógenos presentes no material serão realizados pelo Ministério da Agricultura.

Até a última sexta-feira (18), os fiscais da Adapar recolheram três pacotes de sementes, que serão encaminhados ao Ministério. Dois vieram da região de Curitiba e um, da região de Paranavaí. Nos três casos, as pessoas relataram que a origem do pacote é chinesa, e não se sabe a razão do envio. Uma delas, segundo a Adapar, havia realizado uma compra pela internet no ano passado, e agora recebeu apenas as sementes, da mesma origem. 


Orientação da Adapar:

A instituição de defesa agropecuária ainda orienta que o material não seja aberto, descartado e, muito menos, utilizado. Quem receber os pacotes deve procurar uma unidade da Adapar mais próxima, ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em Paranavaí, o escritório da Agência fica na Rua Manoel Ribas, 331 - Centro, Paranavaí. Telefone:  (44) 3423-2362. Endereços e telefones das unidades podem ser consultados no site da Adapar - Clique aqui.


Fonte:

Deixe seu comentário