Portal da Cidade Paranavaí

Trabalho voluntário

Médicos do Humor retornam às atividades após dois anos

O grupo, que surgiu em 2008, realiza trabalhos voluntários em hospitais, asilos e abrigos, proporcionando alegria e bem-estar.

Publicado em 16/09/2022 às 08:30
Atualizado em

A missão do doutor palhaço é quebrar a rotina, amenizar sentimentos ruins e proporcionar um cuidado mais humanizado. (Foto: Guto Costa)

Por Laís Ligia

Há mais de 10 anos em Paranavaí, o grupo Médicos do Humor surgiu a partir da ideia de quatro amigos, que se uniram para realizar a palhaçaria hospitalar em ambientes de atenção à saúde. O objetivo da arte do palhaço é levar alegria pura e simples, gerando bem-estar nos hospitais, abrigos ou asilos.


Desde 2008, o grupo recebe muitos voluntários e atualmente tem 34 participantes, divididos entre equipe técnica, doutores palhaços e rede de apoio. Os atuantes passam por um processo de 80 horas de capacitação e formação artística, para a criação de seus personagens. Com nariz vermelho, roupas coloridas e um sorriso, eles se preparam para visitar ambientes que são cercados de fragilidade. 

Nos hospitais, abrigos ou asilos, há muitas pessoas afastadas do conforto do lar, realizando procedimentos dolorosos e carregados de conflitos emocionais. Por isso, a missão do doutor palhaço é quebrar a rotina, amenizar sentimentos ruins e proporcionar um cuidado mais humanizado.

Com respeito e empatia, a visita dos doutores palhaços reinventa o ambiente e o silêncio do hospital abre espaço para canções, interações e sorrisos. Mesmo com atuações descontraídas, os voluntários trabalham com profissionalismo e seriedade, para facilitar o enfrentamento das adversidades.

Após dois anos de pandemia, o Médicos do Humor retomou às atividades no início de setembro. Os encontros coletivos ocorrem uma vez por mês, na Oca, espaço de criação de artistas, mulheres, e outros grupos. Já os plantões hospitalares são realizados todos os domingos na Santa Casa de Paranavaí. Conheça o voluntariado pelas redes sociais Instagram, Facebook ou e-mail: taliseschneider@hotmail.com


Fonte:

Deixe seu comentário