Portal da Cidade Paranavaí

Economize água

Média de chuvas em Paranavaí caiu 145 milímetros em fevereiro

Conforme o Simepar, a média para o período na cidade é de 165 milímetros, mas a quantidade de chuvas registradas foi de 20,8mm.

Publicado em 02/03/2021 às 08:50

O levantamento leva em consideração as regionais de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Paranavaí, Cascavel e Foz do Iguaçu. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade Paranavaí)

O alerta amarelo em relação à estiagem voltou a piscar no Paraná. Choveu menos do que o esperado em quase todo o estado em fevereiro, com exceção do Litoral. Em Paranavaí a soma do mês inteiro foi de 20,8 mm. A média para o período na cidade é de 165 mm.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que a precipitação acumulada em dez pontos diferentes do Paraná foi de 772,4 milímetros (mm). O índice é 44,5% menor do que média histórica para o período, estimada em 1.734,9 mm no acumulado para essas mesmas áreas.


LEIA TAMBÉM:

Início de março deve ser de tempo quente e pancadas de chuva em Paranavaí


O levantamento leva em consideração as regionais de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Paranavaí, Cascavel e Foz do Iguaçu. A performance reforça a necessidade de conscientização para uso racional da água, já que os reservatórios seguem com déficit.

(Foto: Divulgação/Simepar)

De acordo com o Simepar, apenas Paranaguá apresentou no mês passado um volume superior ao esperado. Choveu na cidade litorânea 408 mm, ante uma previsão de 346 mm. Os outros nove pontos ficaram consideravelmente abaixo, sem chegar a 60% da média, com destaque para Cascavel. A precipitação no município da Região Oeste ficou em 15 mm, quando a média apontava para 171 mm. Ou seja, apenas 8,7% da chuva aguardada para os 28 dias de fevereiro.

Segundo ele, as chuvas no mês de março também devem ficar abaixo da média histórica.

Fonte:

Deixe seu comentário