Portal da Cidade Paranavaí

Trânsito

Mais de mil motoristas já tiveram CNH suspensa em Paranavaí em 2019

A maior parte das suspensões foi por ter alcançado limite de 20 ou mais pontos.

Publicado em 17/10/2019 às 08:16
Atualizado em

Motoristas com carteiras suspensas devem fazer curso de reciclagem. (Foto: Ilustrativa/ AEN)

Mais de mil motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, em Paranavaí, de janeiro a 1° de outubro deste ano. De acordo com estatísticas divulgadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), a pedido do Portal da Cidade Paranavaí, foram 1.132 suspensões, sendo 301 diretas.

Nesses casos, os motoristas tiveram a carteira suspensa de maneira imediata pelo cometimento de infrações gravíssimas, como: dirigir embriagado, fugir de bloqueio policial, participar de racha, dirigir em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%, dirigir motocicleta sem usar equipamentos de segurança, entre outras.

O restante, 831 casos, ocorreram porque o condutor alcançou o limite de 20 pontos ou mais durante um ano, conforme prevê o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro.

Em todo o ano passado, segundo o Detran, foram 1.340 suspensões diretas, sendo 1.059 por extrapolar o limite de pontuação e 281 de maneira imediata.

Tempo de suspensão 

O tempo de suspensão do condutor é determinado de acordo com a gravidade das infrações cometidas, podendo variar de um até 12 meses. No caso da suspensão por pontuação, quem voltar a atingir 20 ou mais pontos dentro de um ano, a penalidade mínima é de oito meses a dois anos.

Quem for flagrado dirigindo com a CNH suspensa pode ter o documento cassado. Neste caso, o motorista perde a habilitação por dois anos e ainda é obrigado a refazer todo o procedimento para a retirada de carteira, como se fosse a primeira CNH.

Como voltar a dirigir

Quem tem a CNH suspensa precisa realizar um curso de reciclagem de 30 horas. No curso, são abordados temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e relacionamento interpessoal.

De acordo com o chefe da 14ª Ciretran de Paranavaí, Ivan Carvalho, o condutor que receber a notificação de suspensão pode entrar com recurso de defesa, caso identifique algum erro administrativo, ou já entregar a CNH no Detran ou em uma autoescola.

"Depois disso, ele precisará fazer um curso de reciclagem de 30 horas aula, que pode ser feito no Detran, na autoescola ou online. Se fizer a opção pelo online, após a conclusão do curso, ele procura o Detran para realizar uma prova. Acertando 70% e cumprido o prazo de suspensão, o motorista recebe novamente a carteira”, explica Ivan.

Para o condutor saber a situação da pontuação de sua CNH pode entrar no site do Detran ou pelo APP do Detran Fácil para android ou IOS.


Colaboração Repórter Pedro Machado.


Fonte:

Deixe seu comentário