Portal da Cidade Paranavaí

Clima

Inverno será ameno e um pouco mais chuvoso, prevê Simepar

Segundo a previsão do Simepar, embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho.

Publicado em 19/06/2019 às 21:31
Atualizado em

No primeiro dia da nova estação, tempo fica estável, com temperaturas variando entre 16ºC e 26°C, em Paranavaí (Foto: AEN)

O inverno começa às 12h54 desta sexta-feira (21) e, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), no primeiro dia da nova estação, tempo fica estável, com temperaturas variando entre 16ºC e 26°C, em Paranavaí, sendo que a cidade é uma das tem que terá a maior temperatura do estado, nesta sexta-feira. 

Segundo a previsão do Simepar, a estação entra sem chuvas e ensolarada na maioria das regiões, com previsão de céu claro. O sábado (22) prossegue sem chuvas, com leve aumento das temperaturas, mínima de 16ºC e máxima de 27ºC. No domingo (23), o sol deve predominar em todo o estado, com temperaturas entre 15ºC e 27 ºC, no noroeste.

Segundo o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, “o inverno deve ser ameno, pois a temperatura média do ar deverá ficar acima do comportamento climatológico normal”. Embora se caracterize como a estação mais seca, é provável que neste ano seja ligeiramente mais chuvoso, sobretudo em julho. Estão previstos períodos prolongados sem chuvas, quando devem predominar massas de ar frio e seco. Ondas de calor devem ser mais frequentes em agosto e setembro.

O fenômeno El Niño continua influenciando o clima na região sul do estado, reduzindo as chances de geadas. No entanto, deslocamentos eventuais de intensas massas de ar frio podem causar geadas e queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões sul, centro-sul, centro e Campos Gerais.

“Os produtores de café devem ficar atentos às previsões de geadas para adotarem medidas de proteção dos viveiros e das mudas de até seis meses”, explica a agrometeorologista, Ângela Costa.

O mesmo deve ser feito com as hortaliças. “Já o trigo e o milho devem desenvolver-se normalmente, atingindo boa produtividade”, afirma a pesquisadora.

Mantido pelo Simepar e pelo Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, o serviço gratuito Alerta Geada emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas. Boletins são divulgados pelo Disque Geada (43) 33914500, nas redes sociais e páginas www.simepar.br e www.iapar.br.


Fonte:

Deixe seu comentário