Portal da Cidade Paranavaí

Educação

Inscrições para o Encceja 2020 ocorrem de 11 a 22 de janeiro

A prova, que deveria ter sido aplicada no ano passado, foi adiada por causa da pandemia e está marcada para o dia 25 de abril de 2021

Publicado em 05/01/2021 às 22:20
Atualizado em

Por meio do Encceja, jovens e adultos que não terminaram o Ensino Médio podem obter certificação. (Foto: Divulgação/ MEC)

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020, ocorrem entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. A prova, que deveria ter sido aplicada no ano passado, foi adiada por causa da pandemia e está marcada para o dia 25 de abril de 2021.

O Exame é uma forma de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada e garantir a certificação.

A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. As inscrições deverão ser feitas pelo site: enccejanacional.inep.gov.br/encceja  

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.


Fonte:

Deixe seu comentário