Portal da Cidade Paranavaí

Boa ação

IML de Paranavaí ganha nova câmara fria com a ajuda de voluntários

Empresários, conselho de segurança, membros da sociedade civil organizada e as lojas maçônicas foram os responsáveis pela aquisição do novo equipamento.

Publicado em 06/05/2021 às 01:31
Atualizado em

Equipamento estava desativado no IML de Maringá e custou aproximadamente R$ 12 mil. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A nova câmara fria do Instituto Médico-Legal (IML) de Paranavaí foi adquirida com a ajuda de mais de 200 voluntários, entre as lojas maçônicas, o conselho de segurança, empresários e membros da sociedade civil organizada. O local estava sem o equipamento funcionando desde 2019.

O chefe do Instituto, Evandro Lustre, explica que antes do novo equipamento chegar em Paranavaí os corpos recolhidos na cidade e na região precisavam ser levados para Maringá ou Londrina, o que deixava a unidade sem um auxiliar de perícia para atender as ocorrências que poderiam surgir durante esse deslocamento.

Lustre ainda conta que os voluntários fizeram um investimento significativo para trazer o equipamento que estava no IML de Maringá, para Paranavaí. Além de custear o desmonte da câmara antiga.

“Ela [câmara fria] é essencial para nossa unidade, quando um cadáver dá entrada no IML e não tem um familiar presente ou o corpo não é identificado, é necessário que ele fique armazenado até que seja liberado pela família", explica. Sem a câmara fria, esse armazenamento não é possível.

Em entrevista ao Portal da Cidade, um dos cidadãos que participou da ação de solidariedade conta que o objetivo foi auxiliar a comunidade e agilizar o processo de substituição, pois a solicitação de uma nova câmara fria já havia sido feita ao governo do estado.

O voluntário, que pediu para não ter o nome divulgado, conta que o benefício desse ato é para toda a comunidade de Paranavaí e região. “Entendemos que agora evitamos problemas de falta de estrutura para receber corpos no IML”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário