Portal da Cidade Paranavaí

Atrase uma hora

Horário de verão termina no próximo fim de semana

À 00h do próximo domingo (17) os relógios deverão ser atrasados em uma hora, no Paraná, em outros nove estados e no Distrito Federal

Publicado em 12/02/2019 às 00:12
Atualizado em

A adoção do horário de verão tem como objetivo reduzir a demanda por energia no sistema elétrico. (Foto: Reprodução)

Termina no próximo fim de semana o horário brasileiro de verão, que iniciou no dia 4 de novembro de 2018. À 00h domingo (17), moradores de 10 estado, além do Distrito Federal deverão atrasar o relógio em uma hora.

 A adoção do horário de verão tem como objetivo reduzir a demanda por energia no sistema elétrico durante horário de pico, entre 18h e 21h. A Copel estima conseguir alívio de carga de 4,5% no consumo simultâneo de energia nesse horário.

A mudança é adotado no Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Início adiado

No ano passado, o horário de verão começou mais tarde devido a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início não coincidisse com primeiro ou segundo turno das eleições.

O Palácio do Planalto também chegou a informar em 2018 que o início seria adiado mais uma vez, para dia 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação, para não prejudicar as provas do Enem, mas data acabou sendo mantida em 4 de novembro.

As mudanças na data de início do horário de verão causaram confusão em usuários de celulares, já que muitos aparelhos estavam programados para alterarem os horários automaticamente.

Fonte:

Deixe seu comentário