Portal da Cidade Paranavaí

Segurança

Guarda Municipal de Paranavaí completa três anos de atuação

Atualmente a Guarda conta com 35 agentes que trabalham 24 horas por dia; Entre 2017 e 2018 quase 3.500 ocorrências foram atendidas pelas equipes.

Publicado em 05/02/2019 às 02:25
Atualizado em

(Foto: Prefeitura de Paranavaí)

A Guarda Municipal de Paranavaí completou três anos de trabalho nesta segunda-feira (4). Atualmente, 35 agentes trabalham em prédios públicos, praças e em rondas e patrulhamentos por bairros da cidade, 24 horas por dia.

Somando 2017 e 2018, a guarda atendeu 3.439 ocorrências, a maioria deles para orientação, assistência a estabelecimento municipal e apoio a órgãos públicos e instituições.

Entre os trabalhos que são realizados diariamente, a Guarda Municipal faz patrulhamento em toda a cidade, nos 6 distritos e 6 vila rurais. Atuam em diversos tipos de ocorrências, apoio às polícias militares e civis, e às demais secretarias municipais. Além disso, também fazem segurança física do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e do Centro da Juventude.

 Atualmente, os guardas municipais utilizam armas não letais no dia-a-dia, porém, a expectativa é de que ainda esse ano eles possam ter o porte funcional de arma de fogo. “Todos os 35 Guardas Municipais de Paranavaí finalizaram as 100 horas obrigatórias de instrução em armamento e tiro. O treinamento foi realizado no 8º Batalhão e ministrado por oficiais da Polícia Militar. Considerando a natureza da atividade da GM, que desempenha um trabalho subsidiário da PM e das demais instituições de segurança pública, a arma de fogo é uma ferramenta indispensável para a segurança do próprio Guarda Municipal e também de toda população” explicou o secretário de Segurança e Trânsito, Heron Radke.

A importância da Guarda Municipal também é com a segurança. “Já tivemos diversos casos de menores apreendidos, posse de entorpecentes e drogas, roubo e furto. Temos esses guardas nas ruas trabalhando para que a população de Paranavaí possa ter mais segurança todos os dias. Só de casos flagrantes já foram 231 e mais de 280 pessoas conduzidas à delegacia”, ressalta o secretário.

Ainda segundo Heron, atualmente a GM conta com 2 viaturas e 4 motocicletas para atendimento das ocorrências, mas esse número deve aumentar em breve. “Estamos correndo atrás dos processos para que o município tenha mais motocicletas, camionetes e até um módulo móvel para melhorar nosso trabalho”, disse.

Os guardas estão respaldados pela Lei Federal 13.022/2014 (estatuto geral das Guardas Municipais) e Lei Municipal 4.477/2015. De acordo com o artigo 78 do Código Tributário Nacional, eles possuem o poder de polícia e estão incluídos no Sistema Único de Segurança Pública.

Qualquer pessoa pode solicitar o atendimento da Guarda Municipal, que é feito 24h por dia, através dos telefones 153 ou 3423-2455.

Fonte:

Deixe seu comentário