Portal da Cidade Paranavaí

O Paraná em debate

Estudos de desenvolvimento municipal do Crea identificam carências em Paranavaí

Sugestões envolvem aterro sanitário, condomínio industrial, pavimentação para a balsa, fomento ao agronegócio e modificações na curva da PR-218.

Publicado em 12/11/2020 às 08:41

Uma das sugestões do Conselho é a modificação da curva da PR-218. (Foto: Divulgação/Google Imagens)

Cinco Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM) de demandas identificadas em Paranavaí se tornaram propostas para os planos de governo dos candidatos à prefeitura da cidade. As sugestões integram o programa “Agenda Parlamentar - O Paraná em Debate” do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), apresentado aos prefeituráveis no final de outubro. Desenvolvidos por profissionais especializados das Entidades de Classe parceiras do Conselho, as publicações trazem diagnósticos de problemas e soluções na implantação de políticas públicas no campo das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, os EBDMs seguem a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão. No Paraná, foram desenvolvidos mais de 200 estudos municipais em diversas áreas, sendo cinco deles para Paranavaí com os temas: aterro sanitário industrial e de construção civil; criação de condomínio industrial; pavimentação para a balsa que faz a travessia de Terra Rica a Euclides da Cunha; parceria com apoio técnico para desenvolver o agronegócio e modificações no traçado da curva na PR-218.

Os EBDMs de Paranavaí foram desenvolvidos pelo Engenheiro Civil João Artur Casado, inspetor do Crea-PR que contou com a parceria da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Paranavaí (AEAP) e Associação Profissional de Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí (APEAP). Segundo ele, as pesquisas sobre os pontos mais fracos da cidade resultaram nos cinco estudos.

Na construção civil, a publicação sugere o fomento de um ambiente propício para o setor com a criação de um Distrito e um aterro industrial. “Isto iria incentivar a instalação de empresas em Paranavaí, bem como a geração de emprego e renda aos moradores. Outro ponto positivo seria a definição de um local para o descarte de entulho de obras, que poderão ser utilizados pelo próprio município para cascalhar as estradas rurais”, exemplifica.

Em relação à curva da PR-218, o estudo identificou que no local acontecem inúmeros acidentes com mortes e vítimas graves. “É uma curva fechada, numa baixada, antes de uma ponte, que quando chove se torna perigosa para os motoristas. A ideia do EBDM é abrir um canal de comunicação com o poder público para resolver o problema”, diz.

Para o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, o programa Agenda Parlamentar 2020 defende os princípios de gestão democrática e de cooperação, além de abrir espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas. A ação é direcionada aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e às lideranças municipais, estaduais e nacionais.

Além dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, o programa Agenda Parlamentar também é composto por 30 Cadernos Técnicos temáticos de diversas áreas, disponíveis para acesso no site: https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br.

Fonte:

Deixe seu comentário