Portal da Cidade Paranavaí

Ato Nacional

Estudantes de Paranavaí protestam pela manutenção de verbas para universidades

O ato está sendo realizado em todo o país. Além do corte de verbas, o manifesto também critica a reforma da Previdência.

Publicado em 14/05/2019 às 23:54
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

(Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

Estudantes e profissionais de educação de Paranavaí realizaram um manifesto na manhã desta quarta-feira (15), no Centro da cidade, para protestar contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação nas Universidades públicas e contra a reforma da Previdência.

O ato está sendo realizado em todo o país. Universidades públicas paralisaram as atividades no dia de hoje. As ações do governo federal envolvem congelamento no orçamento e de bolsas da pós-graduação das universidades, além de corte de repasses.

De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), o contingenciamento coloca em risco a manutenção e a qualidade das universidades públicas, prejudicando seus atuais alunos e jovens que cursam o ensino médio e veem ameaçada a possibilidade de ingresso no ensino superior.

Em Paranavaí, o movimento teve a participação da APP Sindicato, Sindicato dos Bancários, acadêmicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de algumas escolas estaduais e municipais da região, além de profissionais da educação e funcionários de instituições de ensino públicas.

O grupo percorreu ruas do Centro da cidade com cartazes e faixas contra as medidas do atual presidente e pediu o apoio da população.

O que diz o MEC

O Ministério da Educação (MEC) garante que o bloqueio de recursos se deve a restrições orçamentárias impostas a toda a administração pública federal em função da atual crise financeira e da baixa arrecadação dos cofres públicos.

Segundo o MEC, o bloqueio preventivo atingiu apenas 3,4% das verbas discricionárias das universidades federais, cujo orçamento para este ano totaliza R$ 49,6 bilhões. 

Fonte:

Deixe seu comentário