Portal da Cidade Paranavaí

Cultura

Escritor paranavaiense, que já viajou por 25 países, publica terceiro livro

O professor Felipe Figueira, de 31 anos, acaba de lançar a obra "Travessias", que mostra a situação precária dos imigrantes venezuelanos no Brasil.

Publicado em 29/01/2020 às 07:35
Atualizado em

"Travessia" será lançado em fevereiro. (Foto: Arquivo Pessoal/ Felipe Figueira)

O escritor e professor paranavaiense, Felipe Figueira, de 31 anos, que já viajou por 25 países, acaba de publicar seu terceiro livro, o "Travessia", que mostra a situação dos imigrantes venezuelanos no Brasil. 

A obra, composta por poemas e fotografias autorais, surgiu depois do retorno do escritor de uma das viagens à fronteira do Brasil com a Venezuela, em outubro do ano passado. Segundo ele, o livro tem este título porque os poemas relatam a travessia sofrida do povo venezuelano para o Brasil.


"Eu retornei a Roraima porque, além dos interesses da pesquisa, eu tinha a curiosidade de saber como estava o local depois de dois anos que estive lá. Esse livro trata, especificamente, sobre a fronteira Brasil/ Venezuela. Então, os relatos são do que vi nas cidades de Pacaraima, no Brasil, e Santa Elena de Uairén, na Venezuela", explica.

O professor conta que passou cerca de duas semanas na região fronteiriça e o cenário encontrado foi ainda mais precário.

 @citacao! 

Outra questão apontada pelo escritor, é sobre a questão da criminalidade, que segundo ele, aumentou muito na região. "Apesar dos noticiários, não estarem divulgando muito este problema imigratório venezuelano, a situação piorou. A cidade, que tinha 13 mil habitantes, hoje eu posso dizer que tem mais de 30 mil, fora aqueles que estão de passagem", diz.


Toda essa situação pela qual a fronteira passa foi registrada em poemas e fotos, pela ótica do escritor, que diz ser apaixonado por literatura. "Desde a minha graduação em história, eu me aproximei da literatura, em especial a poesia e busco transformar em versos, as diversas realidades."


Lançamento 

O lançamento do livro está previsto para acontecer no mês de fevereiro, no Instituto Tecnológico do Paraná (IFPR), campus de Paranavaí, ainda sem data definida.


Sobre o autor

Felipe Figueira é professor de História e Pedagogia no IFPR Campus Paranavaí. Tem doutorado em Educação e pós-doutorado em História.

Já tem dois livros publicados, primeiro é "Entre médicos e imigrantes", que também trata sobre a história da imigração venezuelana, e o segundo é "Nietzsche e o Eruditismo", segundo ele é uma crítica às pessoas que dizem que simplesmente conhecer é o mais importante. 

Onde comprar?

O livro pode ser adquirido com o próprio autor, pelo Facebook, ou nas bancas do Wiegando e do Tanaka, em Paranavaí. Cada exemplar custa R$ 20.


Fotos: Arquivo pessoal/ Felipe Figueira

Fonte:

Deixe seu comentário