Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Dom Mário Spaki visita Centro de Convivência do Idoso

Bispo diocesano de Paranavaí conheceu as instalações do Centro nesta quarta-feira (6)

Publicado em 06/02/2019 às 01:31

Gehlen presentou o bispo de Paranavaí com um exemplar do seu livro “Lições de Compostela”. (Foto: Assessoria CCI)

(Foto: Assessoria CCI)

O bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, visitou nesta quarta-feira (6) o Centro de Convivência do Idoso (CCI). Ele foi recebido em café da manhã da diretoria voluntária do Instituto Maurício Gehlen (IMG), que acontece semanalmente. O Instituto é responsável pela construção e manutenção do Centro. “Eu fiquei muito feliz de poder vir aqui, porque eu tinha ouvido falar bastante desse Centro de Convivência. E isto foi até bom, porque ouvi falar muito bem e hoje eu pude ter esse contato”, afirmou o religioso.

Antes de conhecer as instalações, o empresário Maurício Gehlen, apresentou a diretoria e disse dos objetivos do Instituto e do Centro. Relatou que o CCI, além de dar qualidade de vida aos idosos, que têm poucas políticas públicas de proteção e promoção, foi também uma forma retribuir o carinho que recebeu de seus pais, mas que não pôde fazer, porque eles faleceram em um acidente. Sobre isto, o prelado disse que “o Maurício não pode cuidar de seus pais, mas isso não o travou, isso não o bloqueou. Ele expandiu. Tem possibilidade de ajudar e expandiu esse carinho, que ele queria dedicar, aos pais a tantos idosos que hoje, conforme eu soube aqui, já passa de mil, que comparecem, que usufruem do Centro de Convivência”, disse o bispo

Spaki falou que se sentia “muito feliz por saber que tem uma obra dessa aqui na cidade”. E reforçou que a sociedade pode chamar o Centro de vários nomes, “mas, para mim, é caridade, é amor ao próximo que está sendo exercitado cotidianamente neste espaço. Então eu fico muito agradecido”.

Na avaliação do religioso o mundo vive momentos difíceis de desagregação familiar e de polarização na sociedade (“ano passado, na política, isso chegou ao extremo”). E as pessoas têm necessidade de estar juntos, “de conviver, de participar da vida do outro, de se alegrar juntas, particularmente o idoso, que tantas vezes fica sozinho em casa. (...) Então ele precisa ter um espaço saudável de convivência que o introduza cada vez mais numa comunidade. E isto está acontecendo aqui. Então, me alegro muito”.

Dom Mário Spaki reforçou que “o Brasil está envelhecendo. Nós estamos passando de um país predominantemente jovem para um pais prevalentemente idoso”. E que poucas pessoas fazem atividade física – atividade ofertada gratuitamente pelo CCI. “Mas está crescendo a sensibilidade para a saúde, pelo equilíbrio emocional e, claro, a convivência vem agregar, e em muito nisso. Não teria muito sentido alguém que faz exercícios físicos todos os dias, morar sozinho – é quase um contrassenso. Então, este espaço eu gostei demais, não só de toda a estrutura, mas a vida que aqui acontece. Isso pra mim é muito importante”, finalizou o prelado.

Gehlen presentou o bispo de Paranavaí com um exemplar do seu livro “Lições de Compostela”. A obra relata as lições que o empresário aprendeu em 2013 durante a peregrinação de 819 quilômetros do Caminho de Santigado da Compostela, a partir da França, pelo itinerário conhecido como caminho francês.

Fonte:

Deixe seu comentário