Portal da Cidade Paranavaí

Religião

Diocese de Paranavaí envia 1ª missionária leiga em missão à África

Andréia Salvador, de 24 anos, ficará um ano em missão. Conheça um pouco sobre a história da jovem.

Publicado em 21/09/2020 às 04:14
Atualizado em

Andréia garante que a coragem e o suporte de ir embora da sua cidade natal para viver uma vida nova em um continente totalmente diferente vêm de Deus. (Foto: Diocese de Paranavaí)

A 1º missionária leiga da Diocese de Paranavaí, Andréia Salvador, de 24 anos, está com viagem marcada para a África, onde ficará um ano em missão. Ela será uma das três brasileiras enviadaFFs à missão da Igreja Católica do Paraná São Paulo VI, na Diocese de Bafatá, na cidade de Quebo, em Guiné Bissau, no início de outubro.

Em entrevista, Andréia conta que se interessou pela missão em 2018, com a chegada do bispo diocesano, dom Mário Spaki, em Paranavaí. Desde então, ela participou de formações por meio do Conselho Missionário Regional (Comire) para entender a realidade local.

Com a chegada de Andréia e dos outros brasileiros, a casa dos missionários em Quebo ficará com seis membros. A missão, que começou em 2012, está a serviço do povo local em três frentes: saúde, educação e evangelização. “A Igreja não está lá para impor nada. Estamos a serviço do povo da Guiné Bissau, propomos o cristianismo, mas eles não são obrigados à conversão”, destaca a missionária.

Ela conta ainda que nas formações são passadas a realidade da Guiné Bissau, diferente do Brasil na cultura, idioma, comida e até clima, geralmente 40°C de máxima na maioria dos dias. O idioma local é o crioulo, mas alguns moradores falam português. “Durante a missão nós teremos curso para aprender a língua local. Eu já sei rezar a oração do Pai Nosso e da Ave Maria em crioulo”, conta.

Andréia garante que a coragem e o suporte de ir embora da sua cidade natal para viver uma vida nova em um continente totalmente diferente vêm de Deus. “Através da missão “Jesus no Litoral” eu percebi que deveria ir para as águas mais profundas. O chamado de ser missionário é para todos, não importa o lugar, pode ser na África ou na própria diocese”, encoraja.


A missa de envio da missionária foi celebrada neste domingo (20) pelo bispo diocesano, dom Mário Spaki, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, distrito de Sumaré, em Paranavaí, onde Andréia praticou ativamente sua fé desde criança. (CLIQUE AQUI para assistir a celebração)

Fonte:

Deixe seu comentário