Portal da Cidade Paranavaí

Palavra da Expert

Dermatologista fala sobre aplicação de botox em áreas não convencionais

A dermatologista Mônica Cohen explica que o botox pode ser usado para melhorar a pele do pescoço, tratar paralisia facial, cicatrizes e hiperidrose

Publicado em 24/07/2021 às 08:30
Atualizado em

Dra Monica Cohen atende na Clínica Santa Rosa - Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 2485, Paranavaí (Foto: Divulgação/ Monica Cohen)

A toxina botulínica, muito utilizada nos dias de hoje para procedimentos estéticos, nem sempre teve essa finalidade. A médica dermatologista Dra. Mônica Cohen (RM: 233960/ RQE: 191) explica que no início a substância era utilizada para tratar espasmos musculares.

Atualmente a forma mais comum que se ouve falar sobre o uso do botox é para tratamento de rugas, no entanto, a especialista revela que em seu consultório o uso da toxina botulínica vai muito além do rosto.

 

Mônica Cohen, Dermatologista

Palavra da Expert

"Antigamente as pessoas faziam botox apenas na testa ou nos"pés de galinha", hoje em dia tem outras várias aplicações que eu faço como perto do nariz e dos olhos, o chamado nariz de coelhinha; embaixo do nariz para diminuir o sorriso gengival; no queixo para tirar o franzido e deixá-lo mais harmonioso; e no pescoço para deixá-lo mais delimitado, o chamado efeito Nefertiti da rainha do Egito, e também para diminuir as rugas e deixar o pescoço mais liso"

Mônica Cohen, Dermatologista

1: "pés de galinha" 2: "nariz de coelhinha"


Rugas procero.


Rugas frontais.


Rugas no pescoço.

A médica também salienta que o botox pode ser usado para diminuir a hiperidrose, que é o excesso de suor nas mão, pés, axilas e até mesmo no couro cabeludo. Além disso, o produto pode ser aplicado em pacientes com paralisia facial, para dar um aspecto mais simétrico e suave no lado contralateral do rosto.
Pacientes com rosácea, dilatação em vasinhos na face ou com cicatrizes também podem ser beneficiados com a toxina botulínica que diminui a aparência dessas imperfeições na pele.
No tratamento tradicional de rugas, Dra. Mônica explica que o botox age paralisando a pele, fazendo a diminuição progressiva da ruga. "Por isso, às vezes uma ruga mais marcada precisa de várias aplicações de botox. A indicação é para aquela que não está marcada, chamada ruga dinâmica". ressalta.
Importância de fazer o procedimento com um profissional
A médica ressalta que quando aplicados em pontos e concentrações incorretos, o procedimento pode causar problemas para o paciente e não ter a durabilidade desejada.
"Por isso é importante que seja aplicado por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos, porque se atingir alguma musculatura pode causar pstose palpebral, o popular olho caído", alerta.
Durabilidade
Ela também diz que, às vezes, o efeito dura menos porque a toxina botulínica pode ser muito diluída, principalmente quando não é feita por médicos capacitados, ou quando não é feita as unidades certas para aquela região.
"Em algumas áreas também fazemos a toxina botulínica e o preenchimento para aumentar a durabilidade, como nos "pés de galinha", para levantar a sobrancelha ou em alguns pontos do queixo para ter uma abertura do queixo", explica.
Outros fatores também interferem na durabilidade do botox que, segundo a médica, dura em média de 3 a 6 meses.
"As vezes o paciente tem muitos anticorpos que vai depurando o produto mais rápido. Em uma pessoas pode durar três meses e em outra seis meses, isso é muito variável, depende da imunidade da pessoa. Em pessoas que fazem atividade física, realizam muita expressão facial ou fumam, a toxina vai embora mais rápido", diz.
Recomendações para aumentar a durabilidade 
Além de alimentação saudável com produtos antioxidantes, a médica recomenda o uso de protetor solar, cremes anti-idade, óculos escuro (para evitar enrugamento da pele e franzimento dos olhos) e medicamentos à base de zinco, que diminuem a depuração da toxina botulínica. Ela também recomenda evitar o cigarro e movimentos faciais repetitivos.

Agende sua consulta com a Dra. Monica Cohen e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Clique aqui!

A Dra Mônica Cohen é especialista em tricologia (doenças do cabelo), especialista em cirurgia dermatológica, especialista em câncer da pele e também realiza fototerapia para tratamento de vitiligo. Ela fez residência em dermatologia em Taubaté, São Paulo, e também tem residência médica em pediatria.

Ela atende na Clínica Santa Rosa - Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 2485, Paranavaí

Acompanhe a médica pelo Instagram: @monicacohendermatologista 

Agende sua consulta pelo telefone: (44) 3423-9700 ou fale pelo WhatsApp: 44 99177-1933.

|Conteúdo Patrocinado|

Fonte:

Deixe seu comentário