Portal da Cidade Paranavaí

Ajuda humanitária

Corpo de Bombeiros de Paranavaí recebe mais de 30 toneladas de doações para o RS

O prazo para entrega de doações no quartel da corporação foi prorrogado e segue até 22 de maio. Veja endereço.

Publicado em 08/05/2024 às 15:16
Atualizado em

(Foto: Corpo de Bombeiros de Paranavaí.)

O 9° Subgrupamento de Bombeiros Independente (SGBI) de Paranavaí já arrecadou, até o começo da tarde desta quarta-feira (8), mais de 30 toneladas de doações que serão encaminhadas às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, o estado gaúcho foi atingido por fortes chuvas e o número de mortes chega a 100.

Até o momento, água potável e alimentos não-perecíveis foram os itens mais recebidos. Agora, a campanha que terminaria nesta quarta, foi prorrogada e segue até o dia 22 de maio. As doações ainda devem ser levadas até o quartel da corporação, localizado na Avenida John Kennedy, 565, no Jardim Iguaçu.

Além de água e alimentos, o Corpo de Bombeiros atualizou a lista de produtos que podem ser doados e acrescentou colchonetes, colchões, ração para animais, caixas de papelão, pallets, plástico filme, fita adesiva e canetões.

De acordo com o tenente Victor Kamey, não é necessário embalar os produtos para fazer a doação, desde que estejam em condições adequadas. "O primeiro caminhão de Paranavaí já foi carregado, mas ainda temos bastante coisa. Felizmente tivemos vários voluntários para ajudar e ontem recebemos caminhões que foram carregados em Loanda e Terra Rica, além de doações dos mercados e prefeitura", afirma.

O tenente também reforça que as doações são recebidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. "A gente continua recebendo em Paranavaí, Nova Londrina, Loanda, Querência do Norte e Terra Rica", relembra. 

Chuvas no Rio Grande do Sul

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos.

De acordo com a Defesa Civil, há ao menos 128 pessoas desaparecidas em todo o estado. O boletim divulgado ao meio-dia desta quarta-feira (8) informa que cerca de 1,45 milhão de pessoas já foram afetados pelas consequências das chuvas em 417 municípios gaúchos.

Conforme o boletim, há 163.720 desalojados – pessoas que tiveram, em algum momento, que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Muitas delas esperam o nível das águas baixar para voltar para casa. E 66.761 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais. Ao menos 372 pessoas se feriram.

Fonte:

Deixe seu comentário