Portal da Cidade Paranavaí

Trabalho

Ciclo de Debates discute saúde do trabalhador e combate ao trabalho infantil

As palestras serão no Centro de Conferências da Unespar, para lembrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado no dia 28 de abril

Publicado em 22/04/2018 às 23:46
Atualizado em

O evento será nos dias 24 e 25 de abril e contará com palestras, discussões sobre os temas e apresentação de propostas. (Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal)

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) promove nos dias 24 e 25 de abril (terça e quarta-feira) o 1º Ciclo de Debates para discutir as linhas de atuação do programa Saúde do Trabalhador. Serão dois encontros no período da tarde com palestras, discussões sobre os temas e apresentação de propostas.

A programação acontece no Centro de Conferências da Unespar. “Quando o local de trabalho não oferece a segurança adequada ou o trabalhador não tem um treinamento relacionado aos perigosos que ele está exposto no exercício de sua função, o risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é muito grande. A questão é: como evitar acidentes e prevenir doenças ocupacionais? É preciso modificar os processos de trabalho, organizar e limpar os ambientes, seguir fluxos adequados para cada atividade, utilizar equipamentos de proteção, realizar treinamentos constantes, etc. São essas questões que vamos debater durante o Ciclo”, explica a coordenadora do programa Saúde do Trabalhador em Paranavaí, Rita de Cássia Leme Fadel.

Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) uniu em uma só campanha o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com o objetivo de melhorar também a segurança e a saúde dos trabalhadores jovens e erradicar o trabalho infantil. “Assim, este mês é comemorado como o Abril Verde. A nossa ideia em unir as duas temáticas é alcançar o desenvolvimento sustentável atingindo as metas 8.8 (ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores até o ano de 2030) e 8.7 (acabar com todas as formas de trabalho infantil até 2025).

Para alcançar estas metas, precisamos desenvolver ações integradas para promover uma cultura de prevenção em segurança e saúde, beneficiando a próxima geração da força de trabalho”, frisa Rita. O dia 28 de abril também é conhecido como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

A data foi escolhida para lembrar a morte de 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos, em 1969. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OTI) consagrou a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Confira a programação do Ciclo de Debates do Abril Verde (dias 24 e 25): * 13h30 - Palestra “Vigilância em Saúde do Trabalhador: diagnóstico situacional de Paranavaí, fatores de risco, processos de trabalhos prioritários, perfil epidemiológico e agravos de notificação compulsória” - Enfermeira Rita de Cássio Leme Fadel, coordenadora do programa Saúde do Trabalhador.

* 15h - Palestra “Trabalho Infantil e a importância da notificação” / Dia Mundial contra o Trabalho Infantil - Enfermeira Silvânia Maria de Souza, coordenadora do programa Saúde do Adolescente.

* 15h30 - Aprendiz Paranavaiense: características do contrato de trabalho - Beth Eloi, coordenadora da Guarda Mirim e Juliana Souza Lima, assistente social.

* 16h - Ciclo de Debates * 16h30 - Propostas * 17h - Encerramento

Fonte:

Deixe seu comentário