Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Centro de Convivência do Idoso será inaugurado no próximo sábado (14)

Empresário investiu R$5 milhões na construção da entidade, que vai oferecer atividades artísticas, esportivas e de lazer, gratuitas para a terceira idade

Publicado em 11/04/2018 às 08:40
Atualizado em

Jardim é homenagem à cultura japonesa, que inspirou o idealizador do projeto. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Equipamentos da sala de jogos foram doados por empresário de Curitiba (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Quadra de vôlei terá estrutura adaptada. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Piscina onde serão oferecidas aulas de hidroginástica. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Academia conta com 4 aparelhos adaptados para os idosos. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Centro de Convivência atenderá de segunda à sexta-feira das 8h às 17h30. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí )

Eloíse Fernandes

Inaugura no próximo sábado (14), em Paranavaí, o Centro de Convivência do Idoso, uma entidade sem fins lucrativos que atenderá, mensalmente, 600 idosos, acima de 60 anos, de Paranavaí. A obra durou 18 meses e conta com um total de 1800 m² construídos em um terreno de 27 mil m².

O espaço foi idealizado pelo empresário Maurício Gehlen, que investiu cerca de R$5 milhões de reais, em recursos próprios, na construção. Segundo Gehlen, não houve nenhum auxílio de verba pública, para concretização da obra. Alguns equipamentos e móveis que vão compor os ambientes, foram doados por empresários da região.

De acordo com Gehlen, o projeto foi inspirado em um modelo que ele conheceu durante uma viagem ao Japão.  Percebendo a falta de políticas públicas voltadas para idosos no Brasil, o empresário resolveu investir na ideia e criar uma instituição que ofereça, gratuitamente, cultura, lazer, atividade física e, principalmente, interação, para as pessoas da terceira idade. “Essas idosos estão muito isolados em suas casas. Entendo que com a convivência uns com os outros, eles terão uma vida melhor”, ressalta Gehlen.

O Centro de Convivência contará com o auxílio de 22 funcionários, das áreas de psicologia, assistência social, educação física, setor administrativo, além de cuidador de idosos e outros. Esses profissionais atenderão a terceira idade em diversos espaços de artes, esportes e lazer. Entre os ambientes disponíveis estão: sala de gastronomia e artesanato, biblioteca, sala multiuso, sala de jogos, piscina aquecida, academia (com alguns aparelhos adaptados), sala de pilates, ioga e dança, quadra de vôlei adaptada para a terceira idade, jardim japonês, espaço de convivência, pista de caminhada e espaço de reflexão.

De acordo com o idealizador do Centro, além dos 600 idosos já inscritos, há mais 170 aguardando vaga em lista de espera. Gehlen ressalta que, para participar das atividades do Centro de Convivência, a pessoa matriculada tem de seguir algumas regras. “Antes de iniciar as atividades, todos os idosos deverão apresentar atestado médico, comprovando que estão aptos para praticar a oficina escolhida. É uma segurança para o idoso e para os profissionais que estarão orientando”, esclarece. Ele salienta ainda que, só perderá a vaga no Centro de Convivência, o idoso que faltar por três vezes consecutivas, sem apresentar atestado médico para justificar a ausência.

Além de atender a terceira idade de Paranavaí, o Centro também terá agendas para receber visitantes de outras cidades da região. “Abriremos algumas datas no mês para que caravanas de idosos de outras cidades possam visitar o Centro e também interagir com o pessoal daqui”, finaliza Gehlen.

A entidade funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30. Os idosos poderão ficar na instituição pelo tempo que desejarem, no setor de convivência, interagindo com os demais. Já as oficinas e turmas de atividades físicas, terão horários  marcados, mas durante o dia, vários horários estarão disponíveis.

A inauguração do Centro dia de Convivência do Idoso acontece neste Sábado (14), às 10h.

Serviço

O Centro de Convivência do Idoso fica na Rua Flauzina Dias Viegas, 153 Jardim São Jorge. Telefone: (44) 3422-9815

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário