Portal da Cidade Paranavaí

Prazo final

Campanha de coleta de lixo eletrônico termina nessa sexta

Serão coletados aparelhos de DVD, de fax, de som, de controle de vídeo game, aquecedores, baterias de celular e outros

Publicado em 07/06/2018 às 08:52
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Paranavaí)

O Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí, está realizando a 5ª campanha do lixo eletrônico (e-lixo), que tem como objetivo coletar materiais que não sejam mais utilizados pela população e descartar de maneira correta. A campanha que faz parte das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente também acontece em outros 13 municípios da região.

Em Paranavaí, os pontos de coleta de lixo eletrônico são: Praça dos Pioneiros, Unipar e todas as unidades da Fatecie. A Secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí trabalha com a divulgação da ação e está com uma barraca para recolhimento dos materiais na Praça dos Pioneiros.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, a quantidade de materiais levados até o momento surpreende por conta do mau tempo. “Com a chuva e frio, achávamos que não íamos ter tantos materiais, mas até agora tem sido muito boa a participação da população. Até amanhã, esperamos coletar uma grande quantidade de lixo eletrônico”, afirmou.

O e-lixo, como é chamado, é considerado um grande problema para o meio ambiente e para a saúde. Estes produtos são constituídos por materiais que possuem metais pesados altamente tóxicos, denominados vilões silenciosos. Se descartados incorretamente, estes equipamentos possuem substâncias químicas em suas composições que podem provocar contaminação do solo, do ar e da água.

Serão coletados os seguintes itens: aparelhos de DVD, aparelhos de fax, aparelhos de som, aparelhos de controle de vídeo game, aquecedores, ar condicionado, baterias de celular, cabos, caixa de som, carregadores, CD room, celular, central telefônicas, chapinhas, computadores, placa mãe, placa de vídeo, placa de computadores, conectores, copiadoras, CPU, HD, estabilizadores, fios, fontes, impressoras, máquinas fotográficas, memórias, moldem, monitor CRT e LCD, mouse, no brakes, notebook e pen drives.

A ação vai acontecer nos municípios de Paranavaí, Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Presidente Castelo Branco, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, Tamboara e Terra Rica.

Fonte:

Deixe seu comentário