Portal da Cidade Paranavaí

Mudanças

Bispo anuncia transferência de padres na Diocese de Paranavaí

14 padres serão remanejados de suas atuais paróquias para outras da Diocese. Mudança deve ocorrer em janeiro. Veja quais padres serão transferidos

Publicado em 11/12/2019 às 08:04
Atualizado em

Padres devem chegar nas novas paróquias em meados de Janeiro de 2020. (Foto: Eloíse Fernandes/ Portal da Cidade Paranavaí)

O bispo diocesano de Paranavaí, Dom Mário Spaki, anunciou na manhã desta quarta-feira (11) a transferência de 14 padres da diocese para outras paróquias. De acordo com o bispo, a mudança segue o Código de Direito Canônico, que orienta as igrejas do mundo inteiro e sugere que um padre fique em uma igreja por aproximadamente seis anos. 

Essa é o primeiro grande remanejamento de padres que ocorre na diocese de Paranavaí desde que Dom Mário Assumiu, em 2018. No ano passado, houve transferência, mas entre um grupo menor de padres.

“Eu fico muito feliz porque a grande maioria dos padres que está na lista está indo para a paróquia que tinha o sonho de trabalhar. A alegria do bispo é que o padre esteja feliz, assim como a alegria de um pai e uma mãe é que o filho esteja feliz e o bispo é pai, pai dos padres”, disse Dom Mário, pouco antes de anunciar as mudanças.

Ele salientou que as mudanças não são para prejudicar as igrejas, mas para o bem dos padres e da comunidade “Eu notei que o povo gosta muito dos nossos padres. Quando eu chego nas paróquias as pessoas dizem: 'bispo não tire nossos padres'. Mas, gostaria muito que as pessoas entendessem, que as mudanças ocorrem para o maior bem das pessoas e que ninguém se sentisse lesado. Se o padre da sua igreja saiu e você não gostaria que ele saísse, não faça abaixo-assinado, pois a igreja não permite, que sigam abaixo-assinado”, explicou o bispo.

Confira quais serão as mudanças:

- Padre Romildo Neves Pereira, que trabalhava com o bispo, assume a paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Jardim São Jorge, em Paranavaí.


- Padre Elfrem Soares do Nascimento será o vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora do Carmo, juntamente com o Padre Romildo. 


- Padre Amarildo Isidorio da Silva, deixa a Paróquia Nossa Senhora do Carmo e assume a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Paraíso do Norte.


- Monsenhor Francisco Antônio de Sousa deixa Paraíso do Norte e assume a Paróquia São Pedro, em São Pedro do Paraná e Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Rico.


- Padre Benjamim Alves Barbosa deixa Porto Rico e assume a paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz do Monte Castelo.


- Padre José Mário Fernandes, que atua na rádio Guadalupe, em Loanda, será o capelão da Abadia Cisterciense Nossa Senhora de Santa Cruz, de Santa Cruz do Monte Castelo.


- Padre Antônio Augusto Crivelaro, deixa de Santa Cruz do Monte Castelo e assume a paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Loanda.


- Padre Aguiner da Silva Messias, deixa Loanda e vai para a paróquia São Paulo Apóstolo, em Querência do Norte.


- Padre Gilney Guevara Lopes, deixa Querência do Norte e assume a paróquia Santa Helena, de Marilena.


- Padre Rivaldo Francisco Brandão, deixa Marilena e assume a paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Ipê.


- Padre Paulo Alves Martins, atual diretor da rádio Cultura FM e pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, assume também a coordenação diocesana da ação evangelizadora.


- Padre Gustavo Paulo da Silva continua em São João do Caiuá e também passará a celebrar missas na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Santo Antônio do Caiuá.


- Padre Adão Dias Martins será o quase-pároco, da quase-paróquia São Francisco, do Jardim Oásis de Paranavaí, ainda a ser confirmado. Ele deverá desenvolver um trabalho com universitários.


- Padre Orlando Ribeiro deixa a paróquia do jardim Ipê e ainda não foi definido para qual igreja irá.


Conforme o bispo, os padres devem permanecer em suas atuais paróquias neste fim de ano. A mudança deve ocorrer efetivamente em meados de janeiro de 2020 e a posse canônica no início de fevereiro.


Fonte:

Deixe seu comentário