Portal da Cidade Paranavaí

Paranavaí

Audiência pública para tratar instalação de ecopontos ocorre nesta quinta (28)

A reunião será realizada na Câmara de Vereadores de Paranavaí, às 19h30. População poderá participar, apresentando reclamações e sugestões.

Publicado em 28/04/2022 às 08:46
Atualizado em

Audiência será às 19h30 na Câmara Municipal. (Foto: Portal da Cidade Paranavaí)

A prefeitura de Paranavaí realiza nesta quinta-feira (28) uma audiência pública para discutir a implantação e localização dos ecopontos na cidade. A reunião será realizada na Câmara de Vereadores, às 19h30 e toda a comunidade pode participar.

O projeto inicial do município conta com a instalação de quatro ecopontos nos jardins São Jorge (Parque dos Ipês), Jardim Morumbi, Vila Operária e Chácara Jaraguá.

No Parque dos Ipês, a população local protestou para tentar impedir a instalação do ecoponto no bairro e as obras foram paralisada. Um dos argumentos dos moradores é de que não houve consulta a eles, antes da prefeitura definir o local do ecoponto. Além disso, dizem acreditar que essa construção causaria a desvalorização dos imóveis próximos.


LEIA TAMBÉM

Peão de São Carlos do Ivaí vence rodeio da ExpoRio 2022


As obras, que já haviam iniciado, foram paralisadas em março, após a solicitação do Ministério Público do Paraná (MPPR), que alegou que o ponto de coleta de resíduos está sendo construído em área verde utilizada pela população, o que é proibido em legislação municipal.

Além da ação do MPPR, a prefeitura foi informada sobre a suspensão da licença ambiental do terreno. A decisão foi tomada pelo Instituto Água e Terra (IAT).


LEIA TAMBÉM

Abril termina com termômetros marcando 33ºC em Paranavaí


Sobre os ecopontos – As pessoas que poderão descartar lixo nos ecopontos são os pequenos geradores: será tolerado o limite de até 1 m³ por mês. O ecoponto será supervisionado diariamente por um servidor, que ficará responsável por orientar as pessoas como descartar corretamente o lixo.

Segundo a prefeitura, o ecoponto será dividido em quatro áreas: volumosos (móveis e eletrodomésticos), recicláveis (papel, vidro e metal), construção civil (entulho) e jardinagem (restos de poda e plantas). Os volumosos e recicláveis serão direcionados à Coopervaí, enquanto os restos de construção civil e jardinagem serão levados para uma área erosiva localizada no Jardim Morada do Sol, com intuito de recuperá-la através do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD).

A primeira etapa de instalação de ecopontos em Paranavaí está prevista para acontecer nos jardins São Jorge e Morumbi. Serão aproximadamente R$ 770 mil de investimentos, por meio do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica. 

Fonte:

Deixe seu comentário