Portal da Cidade Paranavaí

Tecnologia

Agência do Trabalhador esclarece dúvidas frequentes sobre o app Sine Fácil

Entenda melhor como funciona a plataforma federal. Saiba como baixar, acessar e consultar as vagas de emprego de forma online.

Publicado em 02/08/2020 às 08:15
Atualizado em

O aplicativo está disponível para baixar gratuitamente! (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Durante a pandemia, a Agência do Trabalhador de Paranavaí vem realizando todos os atendimentos de forma online. As vagas de emprego são atualizadas diariamente na página da instituição e uma das formas de se candidatar às oportunidades é por meio do aplicativo (app) Sine Fácil.

Diversos leitores relataram dificuldades em utilizar o app e, por isso, a reportagem do Portal da Cidade preparou uma sequência de dúvidas frequentes dos trabalhadores (as) esclarecidas pela gerente da agência de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu.

Ela explica que o Sine Fácil é uma plataforma federal, ou seja, não é vinculado à Agência do Trabalhador especificamente. “Como todo sistema é possível existências de lacunas e disponibilizamos o e-mail agparanavai@gmail.com para as pessoas que não conseguem se candidatar com autonomia pelo aplicativo”, disse Elen.

  • Como baixar o aplicativo Sine Fácil?

Basta acessar a loja de aplicativos (app store ou play store) do seu celular, pesquisar por “Sine Fácil” e seguir com o processo de instalação gratuita. Para iniciar o aplicativo, basta clicar no ícone presente na lista de apps do seu celular.

  • Como acessar o aplicativo?

Uma forma de acessar o aplicativo é pela conta no site gov.br. Outra possibilidade é através do QR Code (código), que pode ser gerado na Agência do Trabalhador mais próxima.

Neste link (http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/) você pode acessar as dúvidas mais frequentes a respeito da conta gov.br. Já neste link (https://empregabrasil.mte.gov.br/duvidas-frequentes/) você pode acessar as mais frequentes a respeito do QR Code, inclusive, como gera-lo através do site Emprega Brasil, sem a necessidade de ir até a Agência.

Elen orienta que é necessário preencher e atualizar o cadastro para ampliar as chances de encontrar uma vaga de emprego que seja compatível com seu perfil profissional. Caso contrário, o trabalhador (a) não conseguirá visualizar as oportunidades.

  • Como consultar as vagas de emprego e agendar entrevistas?

As vagas de emprego são consultadas de acordo com o perfil profissional cadastrado. O site Emprega Brasil descreve que se o trabalhador se interessar pela vaga, basta clicar em “Quero Esta Vaga” e agendar a entrevista.

Na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horário escolhidos. Em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.

  • Por que aparecem vagas de outras cidades?

A gerente de Paranavaí fala que quando aparecem vagas de outras cidades além de Paranavaí, significa que nestes municípios há vagas compatíveis com o perfil profissional do trabalhador (a).

“Na plataforma [aplicativo] é possível ver as vagas de emprego de todo o Brasil. As oportunidades aparecem de acordo com as cidades que o trabalhador (a) colocou como seu interesse no cadastro”, destaca Elen.

  • Não tenho acesso à internet! O que devo fazer?

Trabalhadores que não possuem acesso à internet podem levar uma cópia do currículo impressa até a Agência do Trabalhador de Paranavaí. CLIQUE AQUI e veja orientações sobre a melhor forma de elaboração do documento.

“Percebemos que muitos trabalhadores faziam o currículo sem as informações corretas e necessárias. Percebo que as pessoas não se preocupam com o processo final. Liguei para duas candidatas para agendar a entrevista e simplesmente não atenderam o telefone, perderam a oportunidade!”, finaliza a gerente da Agência do Trabalhador.

Fonte:

Deixe seu comentário