Portal da Cidade Paranavaí

Agronegócio

Sindicato abre inscrições para curso gratuito "Liderança Rural"

Objetivo é fortalecer a capacidade transformadora dos líderes e fomentar o surgimento de novos protagonistas do campo. O curso será em outubro.

Publicado em 03/07/2019 às 00:11
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Sistema FAEP)

O Sindicato Rural de Paranavaí abriu as inscrições para o curso Liderança Rural, que tem como objetivo potencializar a capacidade transformadora dos líderes do setor e fomentar o surgimento de novos protagonistas do campo. A capacitação é realizada em dois módulos, totalizando 24 horas.

O primeiro módulo será nos dias 9 e 10 de outubro e o segundo no dia 16 do mesmo mês. As inscrições podem ser feitas no próprio sindicato, localizado na Rua Marechal Candido Rondon, n° 1545.

O curso gratuito é uma iniciativa do Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAEP/SENAR-PR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR). Ele foi desenvolvido pelo Sebrae-PR especificamente para o produtor rural, a partir de demandas e parâmetros solicitados pela Federação.

Segundo o presidente do Sindicato e vice-presidente da FAEP, Ivo Pierin Júnior, a ideia deste curso surgiu durante o 1º Encontro Regional de Líderes Rurais. E ele está sendo realizado dentro das estratégias do Programa de Sustentabilidade Sindical, desenvolvido pela Federação desde o início de 2018.

De acordo com o Sebrae, que desenvolveu o curso, o foco da capacitação é dar instrumentos aos participantes para que possam refletir sobre o próprio papel e, a partir disso, papel de líder. “Nós queremos criar condições para que as pessoas se percebam e possam promover mudanças estratégicas no seu jeito de ser e, por consequência, se tornarem líderes mais efetivos”, aponta o consultor Celso Garcia, do Sebrae-PR.

Módulos

O primeiro módulo acontece em dois dias consecutivos, atingindo 16 horas de capacitação. Os participantes passarão por um processo de autoconhecimento, identificando o próprio perfil e reconhecendo seus talentos e limitações. Esta etapa também contempla os diferentes estilos de liderança, além de trabalhar métodos para trabalhar em equipe, construir consenso e cooperação.

O segundo módulo ocorre duas semanas após a primeira etapa, com carga-horária de oito horas. Os participantes serão convidados a fazer uma análise do sindicato rural do qual fazem parte e sua região, identificando oportunidades para inovar e criar soluções de fortalecimento para o setor rural.

Fonte:

Deixe seu comentário