Portal da Cidade Paranavaí

Desde 2011

Lodo de esgoto beneficia agricultores de Paranavaí e região há 10 anos

Agricultores de 23 municípios do Noroeste, incluindo Paranavaí, já foram beneficiados pelo Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto mantido pela Sanepar.

Publicado em 03/01/2021 às 22:43
Atualizado em

O lodo de esgoto é entregue gratuitamente para agricultores pré-cadastrados, em culturas permitidas e áreas aptas. (Foto: Sanepar)

O Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto mantido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) completou 10 anos de atividades em Maringá. Desde 2011, a iniciativa destinou quase 40 mil toneladas de lodo, resultante do processo de tratamento de esgoto doméstico, para servir de adubo e melhorar as condições do solo da região. Agricultores, agrônomos e técnicos comemoram resultados financeiros, sociais e ambientais.

Mais de 120 agricultores, em 23 municípios do Noroeste do Paraná, incluindo Paranavaí, já foram beneficiados pelo programa, e o adubo, aplicado em cerca de 4 mil hectares da região. Somente em 2020, mesmo com a pandemia, foram disponibilizadas 3.644 toneladas de lodo, por meio de 27 projetos agronômicos com planos de manejo de 506 hectares.

Maringá é atualmente a região que mais destina lodo no interior do Paraná. Além de Maringá, as regionais da Sanepar de Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí também têm o uso agrícola do lodo como destinação prioritária. Juntas, elas representam quase 40% de todo o lodo destinado pela Sanepar no Estado para a agricultura nos últimos quatro anos. 

Critérios

O Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto tem como objetivo dar disposição final segura e adequada para o lodo de esgoto, que é o resíduo sólido do final do processo de tratamento do esgoto doméstico. O Paraná adota critérios bastante restritivos para a distribuição do produto, para evitar riscos aos agricultores e ao meio ambiente.

Antes de ir para a agricultura, o lodo de esgoto recebe tratamento para eliminar patógenos e torná-lo 100% seguro para o seu manuseio. Seguindo restrições da legislação brasileira, no Estado é proibido o uso em hortas, tubérculos, raízes e culturas inundadas, bem como em áreas de integração de lavoura, pecuária e floresta, por exemplo.

O lodo de esgoto é entregue gratuitamente para agricultores pré-cadastrados, em culturas permitidas e áreas aptas. O desenvolvimento do Programa conta com o apoio de entidades do setor agrícola, como cooperativas, secretarias de agricultura dos municípios e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) – que incorporou a Emater. Interessados em saber mais sobre o programa no Estado do Paraná podem enviar e-mail para lodoagricola@sanepar.com.br. 

Fonte:

Deixe seu comentário