Portal da Cidade Paranavaí

Agronegócio

Em Paranavaí, Piana fala em investimentos em tecnologia para aumentar a produção

Governador em exercício, Darci Piana, participou da abertura da Expo Paranavaí, nesta sexta-feira (8).

Publicado em 08/03/2019 às 22:01
Atualizado em

Piana falou sobre os projetos da atual gestão para modernizar e melhorar o escoamento da produção. (Foto: Agência Estadual de Notícias)

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, participou nesta sexta-feira (8), juntamente com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento Norberto Ortigara, da abertura da 48ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí 2019). O diretor administrativo do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Orlando Pessuti, também esteve presente na cerimônia. 

Em coletiva à imprensa, Piana falou sobre a importância da feira, que serve de vitrine do agronegócio da região Noroeste e sobre os projetos da atual gestão para modernizar e melhorar o escoamento da produção, em especial o transporte ferroviário. 

“O Paraná é o grande celeiro do mundo e isso merece uma atenção especial, além do que já produzimos e já conseguimos vender, a preocupação deste governo é que não sejam exportados apenas o grão; o que queremos é que sejam transformados os produtos acabados, pra conseguir aumentar o preço, ter valor agregado, e para que possa surgir a renda maior pro nosso estado e também pro nosso país. Pra isso, o Estado precisa fazer os investimentos em infraestrutura pra reduzir o custo, pra poder sobrar mais recurso pra investir mais em tecnologia, que é o que vamos precisar daqui pra frente”, destacou o governador em exercício.  

De acordo com ele, dentro 20 dias deve ser apresentado pelo Governo Estadual um amplo projeto de infraestrutura, que vai planejar o Paraná a longo prazo e que inclui investimentos em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e assim por diante. “Temos grandes propostas de empresas, de bancos de outros países e inclusive o maior banco do mundo está disposto a investir em uma ferrovia que possa fazer com que o nosso escoamento possa ser aumentado e diminuir os custo.  Se isso for viável vamos reduzir custo, reduzir impacto ambiental, e vamos ganhar tempo, porque esse grupo garante que em três anos consegue colocar essa ferrovia funcionando lá do Mato Grosso até Paranaguá”, adiantou Piana. 

O governador não quis comentar especificamente sobre o projeto de duplicação da BR-376, no trecho de Paranavaí (PR) a Taquarussu (MS), mas revelou que ele também estaria inserido dentro deste grande projeto de infraestrutura do estado. 

OTIMISTA – O presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, se disse otimista para a 48ª Expo Paranavaí 2019. “Todos os indicadores apontam que vamos bater recorde novamente no número de expositores e em público”, revelou entusiasmado o presidente.

Fonte:

Deixe seu comentário