Portal da Cidade Paranavaí

Agronegócio

Consórcio municipal recupera estradas rurais do Noroeste

Entre as cidades contempladas estão Porto Rico, Querência do Norte, Nova Londrina, S. Isabel do Ivaí, S. Cruz do Monte Castelo, Marilena e S. Pedro do PR.

Publicado em 15/04/2022 às 11:43
Atualizado em

Cerca de 66 quilômetros de estradas rurais do Noroeste do Paraná receberam adequações que vão beneficiar o agronegócio regional. (Foto: Seab)

(Foto: Seab)

(Foto: Seab)

(Foto: Seab)

Cerca de 66 quilômetros de estradas rurais do Noroeste do Paraná receberam adequações que vão beneficiar o agronegócio regional. A iniciativa foi viabilizada por meio de um termo de convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e o Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen).

Firmada em 2018, a parceria permitiu que os municípios fossem contemplados com uma patrulha rural em sistema de rodízio, por meio do Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas – Estradas da Integração.


LEIA TAMBÉM

Condutor embriagado é preso ao bater em caminhonete estacionada em Paraíso do Norte


De 2018 até agora, já foram executados 66,16 quilômetros de estradas rurais em Porto Rico (10,29 km), Querência do Norte (14,71 km), Nova Londrina (10,75 km), Santa Isabel do Ivaí (16,05 km), Santa Cruz de Monte Castelo (5,55 km), Marilena (4,12 km) e São Pedro do Paraná (4,70 km).

A patrulha é composta por dois caminhões-caçamba, um caminhão comboio, uma pá-carregadeira, um rolo compactador, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica e um trator de esteira.


LEIA TAMBÉM

Anvisa proíbe importação e venda de chocolates Kinder no Brasil


O chefe do núcleo regional de Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto, explica que a recuperação das estradas ajuda a preservar os recursos naturais, especialmente a água e o solo, além de reduzir o custo de manutenção das estradas e da produção agrícola. “Com o programa, ajudamos a dar condições técnicas e logísticas para a conservação das estradas, beneficiando a população rural e urbana”, diz.

Entre os beneficiados está Jihad Farhat, morador de Santa Isabel do Ivaí, onde a estrada rural Ramal 20 recebeu adequação. “O serviço prestado ali está de parabéns. Em relação ao que era, a estrada mudou da água para o vinho”, diz.

Atualmente, a Patrulha está em Itaúna do Sul e, segundo Boni, a meta é que os 12 municípios integrantes do consórcio sejam beneficiados.

Fonte:

Deixe seu comentário