Portal da Cidade Paranavaí

Reconhecimento

Paranavaí é destaque na Câmara dos Deputados como melhor cidade para nascer

Modelo materno-infantil do município foi apresentado em evento nacional realizado em Brasília.

Publicado em 27/05/2026 às 07:32

Paranavaí é destaque na Câmara dos Deputados como melhor cidade para nascer (Foto: Andreoni Camargo)

O município de Paranavaí voltou a ganhar destaque nacional na área da saúde pública. Nesta terça-feira (26), a secretária municipal de Saúde, Andréia Vilar, apresentou na Câmara dos Deputados, em Brasília, o modelo materno-infantil desenvolvido pela cidade durante o evento “Brasil que Funciona: Boas Práticas de Gestão Municipal”.

O convite foi feito pelo deputado federal Luiz Nishimori, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara.

Pela terceira vez consecutiva, Paranavaí foi reconhecida pelo Ranking de Competitividade dos Municípios como o melhor lugar do Brasil para se nascer, além de possuir o melhor pré-natal do país e o menor índice de mortalidade materno-infantil do Paraná. Atualmente, o município investe entre 28% e 30% da receita em saúde pública.

Durante a apresentação, um dos principais destaques foi o Programa Municipal de Dietas Especiais. Antes da implantação do projeto, em 2017, o município registrava cerca de 65 ações judiciais por ano relacionadas ao fornecimento de fórmulas infantis, gerando gasto de aproximadamente R$ 644 mil anuais.

Com a criação do programa, os números caíram drasticamente: foram 10 processos em 2018, apenas um em 2019 e, desde 2020, nenhum novo processo judicial relacionado ao tema.

Atualmente, o programa atende 344 pacientes, desde crianças até idosos, incluindo pessoas que necessitam de dieta enteral, gastrostomia e jejunostomia, com investimento anual de R$ 927 mil. O modelo implantado em Paranavaí também passou a ser replicado em outros municípios do Paraná.

A cidade também apresentou outras iniciativas voltadas à saúde materno-infantil, como a compra direta de enoxaparina para gestantes de alto risco, visitas guiadas gratuitas à maternidade da Santa Casa para gestantes, entrega de kits maternidade personalizados e o funcionamento do banco de leite humano municipal, que atende os 28 municípios da 14ª Regional de Saúde e registrou aumento de 41% na captação.

“Às vezes o bem feito, o básico bem feito, é o suficiente. Você não precisa fazer coisas grandiosas”, destacou a secretária Andréia Vilar durante a apresentação.


Fonte: Portal da Cidade Paranavaí