Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Paranavaí / PR

Você está aqui: Home / Colunistas / Tecnologia / O déficit de profissionais no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação
Atualizado


O déficit de profissionais no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação

No último relatório da consultora britânica Brand Finance, publicado em 2017, o top 10 das marcas mais valiosas do mundo listou na sequência Google, Apple, Amazon, AT&T, Microsoft, Samsung Group, Verizon, Walmart, Facebook e ICBC (Banco Industrial e Comercial da China).


Juntas, o valor estimado das empresas ultrapassa US$ 5 trilhões. Das 9 entre as 10 empresas citadas atuam no ramo de Tecnologia da Informação Comunicação (TIC). O Google e a Microsoft se especializaram na oferta de softwares e serviços online. A Apple e a Samsung polarizam o mercado de soluções de comunicação móvel. A AT&T e a Verizon atuam no segmento de telecomunicação. A Amazon e o Walmart revendem, no mundo virtual, muitos produtos comercializados pelas empresas já citadas, sendo que a segunda oferece ainda outros tipos de produtos também em lojas físicas. O Facebook domina a cena das redes sociais. Apenas a 10ª empresa mencionada no ranking, o banco ICBC, não tem seu foco voltado diretamente para tecnologia, apesar de fazer uso dela.


Várias das empresas citadas se destacam por oferecer salários tentadores e vantagens adicionais como, por exemplo, alimentação gratuita, folgas remuneradas, licenças estendidas, auxílio na educação, desconto em academias, assistência médica, odontológica, psicológica e até jurídica, entre outros exemplos. A busca por bons profissionais na área de TIC é grande e, por isso, a rotatividade de funcionários entre elas também.


Então, o que alimenta o reconhecido déficit de profissionais nesta área? Insuficiência e desalinho entre as necessidades das empresas e o conhecimento dos profissionais, o desconhecimento da língua inglesa, a pluralidade e dinamicidade das tendências tecnológicas, o desinteresse das mulheres por áreas como engenharia e computação, enfim, as razões são as mais variadas possíveis.


As saídas para o problema também têm sido diversificadas como, por exemplo, importação de profissionais, plano de capacitação/certificação, incentivo a participação em eventos técnicos como meetups, programas de recompensa por indicação, parcerias com escolas técnicas e universidades e, mais recentemente, o incentivo à inserção do ensino da programação de computadores já nas séries iniciais do ensino fundamental.


Diante deste cenário tão favorável, onde há ofertas e vantagens diferenciadas, fortaleça suas relações interpessoais, seja autônomo, persistente e atue com estratégia e flexibilidade.


Descubra o profissional de TIC que existe em você e ocupe uma dessas vagas!



Fonte: Daniela Flor

Deixe seu comentário

Você está em Paranavaí / PR
Portal Paranavaí
Unidade Paranavaí, PR


-
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®